Manifestações são barradas na passagem de Dilma por Juazeiro

Manifestações contrárias ao governo marcaram a passagem da presidente Dilma Rousseff (PT) pela cidade de Juazeiro, na Bahia, nesta sexta-feira (14). Na cidade baiana, vizinha a Petrolina, ela entregou 1.480 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida e fez uma breve citação à crise pela qual passa o governo, classificando-a como passageira. Até mesmo iniciativas de apoio ao governo não puderam entrar no galpão onde aconteceu o evento.

De acordo com o jornalista Carlos Britto, uma barreira foi montada para impedir a entrada dos manifestantes. Na confusão, até autoridades – como vereadores do PT – foram barrados, além de beneficiários do Programa Minha Casa, Minha Vida. Para dispersar o grupo, policiais lançaram spray de pimenta contra a multidão.  Até o vice-prefeito de Juazeiro foi barrado, mas em seguida conseguiu se livrar da barreira e participar da cerimônia.

Os protestos foram realizados por representantes de várias instituições, como alunos e professores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) – que reivindicavam melhores condições de trabalho, grevistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão de Pernambuco (IFPE Sertão), Movimentos sociais em Defesa do Rio São Francisco e pessoas contrárias ao governo do PT, que levaram adesivos com a mensagem “Dia 16 de agosto, eu vou”, em alusão ao protesto “Vem pra Rua”.

No discurso, Dilma prometeu para o fim do mês o lançamento de uma nova versão do programa Minha Casa Minha Vida e também que o Brasil voltará a crescer.

CRÍTICAS – A passagem da presidente Dilma por Salvador também causou frustração ao prefeito da cidade, Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM). Em nota, ele lamenta o fato de a presidente não ter liberado verbas para encostas nem a contratação da obra do BRT. Na capital da Bahia, Dilma participou do evento Dialoga Brasil

“Lamento que a presidente Dilma Roussef venha a Salvador e não traga nenhuma novidade sobre a contratação da obra do BRT e a liberação de recursos dos ministérios das Cidades e da Integração Nacional para as encostas. São obras importantes que irão beneficiar principalmente a população mais necessitada da cidade que precisa de transporte e que sofreu com o período de chuvas fortes que não aconteciam com tanta intensidade há mais de 20 anos”.

Da Redação do Blog do Edy Vieira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *