Dia Mundial da Limpeza é comemorado em Ouricuri-PE e com Programação Especial

O Dia Mundial da Limpeza, liderado pelo movimento Let’s Do It World, o World Cleanup Day está unindo 180 países e milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta em apenas um dia. O movimento começou na Estônia em 2008 como uma iniciativa para limpar todo o país em cinco horas. A simplicidade da ideia e a atitude de vamos fazer isso reuniram 50.000 pessoas naquele dia.

Onze anos depois, em 2018, ocorreu o primeiro Dia Mundial da Limpeza e nasceu um movimento global. O simples ato de recolher o lixo se tornou uma força que une pessoas e grupos em países e cidades de todo o mundo que de outra forma nunca teriam sonhado em trabalhar juntos para o mesmo objetivo.

No dia 18 de setembro, o Dia Mundial da Limpeza acontecerá pela quarta vez. E, de novo, espera-se que seja a maior ação cívica em tempos de paz, envolvendo milhões de voluntários em todo o mundo. Desde 2018, 50 milhões de pessoas em todo o mundo saíram em um dia para limpar suas comunidades. No Brasil, a ação é liderada pela parceria entre o Instituto Limpa Brasil – Let’s do It! e a Teoria Verde.

Em Ouricuri-PE as ações ocorrem pela primeira vez no município e a cada ano pretende ganhar força com a adesão de inúmeros cidadãos, organizações, entidades, empresas e poder público se unindo para promover o movimento em diversos pontos da cidade.

Dentre as ações para esse ano, além da limpeza ambiental em diversos pontos da cidade com os Voluntários cadastrados serão realizados com o movimento o plantio de árvores, separação de lixo reciclável, limpeza solidária, limpeza mental e limpeza digital, e com o tema: #EuCuidoDoMeuQuadrado onde o Voluntário pode fazer em sua casa o recolhimento e entregar no ECOPONTO da cidade cadastrado no Site do Instituto Limpa Brasil : (MAPA) https://bit.ly/3mjiVrf – Esse ano o Ecoponto está selecionando Garrafas PET e Sacolas de Arroz , Macarrão vazias que ao invés de serem colocadas sem utilidade e descartadas irregularmente o ecoponto de Ouricuri-PE faz esse trabalho de reutilização.

Cadastre -se como Voluntário nesse link – https://bit.ly/voldml21 e receba um Certificado de 10 horas de Participação do Evento do Dia Mundial em Ouricuri-PE

Gabriel Araújo Líder do Movimento Local do Dia Mundial da Limpeza em Ouricuri-PE , explica que : “não se trata apenas de mutirões de limpeza e sim para que sirva de uma lição que devemos fazer ao mundo livre de resíduos”.

A ideia principal é a conscientização da população individualmente perante a situação do lixo ,sobre a redução da produção do lixo e com o destino correto.
Pela primeira vez no município a causa conta com parceiros Patrulha Ambiental Itinerante Regional do Araripe,Colégio e Curso Alternativo (CCA) e a Agência do Meio Ambiente de Ouricuri-PE (AMMA) e outros .

Na programação terá lives na Página no Instagram EcoOuricuri – https://www.instagram.com/ecoouricuri/ , com abordagens sobre o tema do dia Mundial da limpeza e também ocorrerá o drive trhu e um encontro de entrega da Limpeza Solidária com roupas ,calçados ,brinquedos e também de resíduos sólidos recicláveis , como o papel , plástico , vidro e o papelão ., também contará com a entrega de 40 mudas de árvores de espécies nativas numa ação de troca recicláveis por uma muda .

Confira a programação :

“A construção de uma cidade e de um mundo mais sustentável começa dentro de ‘casa’, com o reaproveitamento de materiais e incentivo à economia circular. Uma prática que precisa se estender para o nosso dia a dia em todas as esferas”, defende Gabriel Araújo – Líder do Movimento do Dia da Limpeza do Limpa Brasil Local na Cidade de Ouricuri-PE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *