Antonio Fernando comemora abertura da licitação para Elaboração de Anteprojeto que pode resolver problema de água no Araripe

Trata-se da implantação do Sistema Adutor de Negreiros, que deve atender à demanda da região que tem 400 mil habitantes e passa por colapso de abastecimento

A universalização do abastecimento d’água no Sertão do Araripe é uma luta antiga do deputado estadual Antonio Fernando (PSC). Agora uma nova batalha em defesa da água nas casas de todas as famílias da região começa a ser vencida.

É que o Governo de Pernambuco publicou nesta sexta-feira (17.09), no Diário Oficial do Estado, a abertura da licitação para “Elaboração de Anteprojeto para implantação do Sistema Adutor de Negreiros”. Durante a última visita do Governador ao Araripe, no final de agosto, o deputado informou a Paulo Câmara a importância da construção da Adutora para livrar a Região do racionamento d’água e o Governador autorizou a presidente da Compesa, Manuela Marinho, a fazer o projeto de imediato.

“A conquista desse anteprojeto é uma grande vitória para nós e toda a população do Araripe. Quando construída, a Adutora vai ligar a Barragem de Negreiros às Caixas d’água de distribuição da Adutora do Oeste no Alto do Engenheiro. A obra terá cerca de 80 km de extensão, vindo da Barragem de Negreiros (Salgueiro), seguindo às margens da BR 232, até Parnamirim; e depois, de Parnamirim até Ouricuri, margeando a BR 316. Essa adutora pode suprir a deficiência de água da Adutora do Oeste por mais 25 anos. E pode resolver o problema de abastecimento dos municípios do Araripe nas áreas urbanas e em toda zona rural”, explicou o deputado Antonio Fernando.

Antonio Fernando é reconhecido em todo o Sertão por ter organizado, há mais de duas décadas, a luta vitoriosa em defesa da construção da Adutora do Oeste.

“Mesmo sem ter mandato na época, mobilizamos a população, preparamos um abaixo-assinado com mais de 70 mil assinaturas e entregamos diretamente ao então Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso. O pleito foi atendido pelo Governo Federal e hoje temos água nas torneiras. Mas isso já faz mais de 20 anos e a Adutora do Oeste precisa de uma obra hídrica de reforço, porque já não atende à demanda do Araripe, que hoje tem uma população de mais de 400 mil habitantes”, reforça o deputado.
De acordo com o deputado Antonio Fernando, depois deste primeiro passo – elaboração do anteprojeto, no valor de R$ 4 milhões – será necessário partir para a realização da obra propriamente dita da Adutora de Negreiros.

“Trata-se de uma obra hídrica de porte, com valor estimado em cerca de R$ 120 milhões (Cento e vinte milhões de reais). Mas esse investimento é fundamental, porque tanto a demanda de água já não é suficiente como também a Adutora do Oeste já sofre uma deterioração física de suas tubulações. É preciso olhar para a frente e cuidar do futuro, para que não corramos risco de haver um colapso no abastecimento de água do Sertão do Araripe”, concluiu o deputado de Ouricuri.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *