Atraso nos salários dos aposentados gera críticas a Prefeito de Cabrobó

O atraso no pagamento dos salários dos servidores aposentados da Prefeitura Municipal de Cabrobó, tem gerado reivindicações por parte da categoria e críticas vindas da oposição política na Câmara de Vereadores.

Normalmente pagos no final de cada mês, os proventos ainda não foram depositados nas contas dos aposentados. A demora no pagamento tem gerado diversas reclamações de ex-servidores, que responsabilizam o prefeito Auricelio Torres pela inadimplência.

ze-nilson-noaves-novaO coro de críticas ao prefeito foi engrossado pelo Vereador Zé Nilson Novaes (PP), que durante entrevista ao Programa Nossa Voz da Grande Rio FM Cabrobó, questionou a gestão de recursos feita por Torres. “A gente sabe que a crise existe. Mas ta aqui, entrou R$ 3.571.000,00 (três milhões quinhentos e setenta e um mil), em trinta dias, do dia 8 de outubro ate o dia 10. Entrou ou não entrou dinheiro? O que vem de Brasília, o que entra do Estado, o que entra de ISS? Entrou quase 600 mil de ISS. Ele vir falar que atrasou o pagamento dos aposentados por falta de verba, não! A verba entrou. Eu não sei o que ele esta pensando na cabeça, nos estamos aqui ao lado do povo, ao lado do aposentado. Fui eleito e vou botar para torá aqui, não quero nem saber”, disparou.

prefeito-auricelio-14-08-14Por telefone o prefeito participou do Programa e explicou o atraso nos salários dos aposentados, comentando que está pagando pelos erros de gestões passadas, que segundo não fizeram poupança. “Cabrobó aderiu a um regime próprio de previdência no ano de 2001. A partir daquela época, era para que cada gestor fizesse uma poupança, um fundo para que quando fosse aumentando os salários e o número de aposentados houvesse um fundo para suprir as necessidades. Infelizmente ninguém fez isso e essa crise esta estourando em minhas mãos. Infelizmente recebemos recursos e temos que priorizar quem vamos pagar. Tenho priorizado o pessoal que está na ativa, o pessoal que está trabalhando. Já temos uma verba para pagar os aposentados, mas não suficiente. Nos não vamos pagar a uns e outros não. Falta uma quantia para completar o valor total”, explicou.

Torres também explicou os valores recebidos de FPM e porque não usou os recursos para pagar os aposentados. “O FPM de outubro, bruto, foi de R$ 1.393.209,50 (um milhão trezentos e noventa e três mil duzentos e nove reais e cinquenta centavos). Foi retido na educação e saúde, 541 mil, então sobrou de FPM 851 mil. Isso para fazer pagamento da folha da Prefeitura, pagar a aposentado e fazer o custeio de toda a maquina administrativo. Os aposentados e todos as pessoas sabem, que quando não havia crise nos pagávamos em dia. Mas tem gente que esta se aproveitando da crise, torcendo pelo quanto pior melhor e ao invés de ajudar, só quer atrapalhar”, rebateu.

Mesmo afirmando que já tem certa quantia em caixa destinada para pagamento dos aposentados, o prefeito não estipulou uma data para que os salários da categoria sejam depositados. (Texto e Fotos Mário Souza GRFM Cabrobó)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *