A Diocese de Salgueiro realizará a V Assembleia Diocesana de Pastoral

A Diocese de Salgueiro realizará no período de 06 a 08 de novembro de 2015, na cidade de Bodocó a V Assembleia Diocesana de Pastoral, assessorada pelo padre Izidorio Batista de Alencar, membro do clero diocesano em missão Ad Gentes, na Diocese de Óbidos, estado do Pará.

Esta assembleia tem como tema “A Conversão Pastoral e a Igreja em saída, servidora e profética” e lema “Sair de si, fixar-se em Jesus, entregar-se aos pobres” e dela sairá o II Plano Diocesano de Pastoral para o quadriênio 2016/2019, o qual vem sendo elaborado desde o início deste ano com ampla participação das paróquias, pastorais, grupos, movimentos, serviços ministeriais, organismos próprios e instituições eclesiais estabelecidas no território diocesano.

Participantes

As inscrições foram feitas, exclusivamente, pelo site da Diocese, no período de 22 de setembro a 31 de outubro. Presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Fr. Magnus Henrique Lopes, OFMCap., contará com a participação de 22 sacerdotes, 4 diáconos, 3 seminaristas da Teologia, 4 religiosas, 6 representantes de comunidades de Vida e Aliança e 112 leigos/as.

Participação das mulheres

Como nas demais atividades pastorais da Igreja em todas as nossas comunidades paroquiais as mulheres são maioria. Nesta assembleia não poderia ser diferente: elas representam 51% dos participantes.

Participação do laicato

Considerando que o seminarista é um leigo em processo de discernimento vocacional e que boa parte das nossas comunidades de vida é constituída por leigos, alguns como leigo consagrado, a participação dos leigos é muito maior do que os 112 inscritos nesta condição vocacional pela representação paroquial e pelas coordenações diocesanas.

Dentre os leigos, há 21 casais representando a Pastoral da Família das paróquias, 20 integrantes de coordenações diocesanas, 20 coordenadores do Conselho Missionário Paroquial (COMIPA) e 20 coordenadores do Conselho de Pastoral Paroquial (CPP) das paróquias da Diocese.

Da Redação do Blog do Edy Vieira/PASCM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *