Turquia declara guerra ao EI com primeiro bombardeio aéreo na Síria

A Turquia entrou de cabeça na luta contra o grupo Estado Islâmico (EI) nesta sexta-feira (24) com um primeiro bombardeio aéreo contra posições jihadistas na Síria, quatro dias depois de um atentado suicida atribuído ao movimento radical que deixou 30 mortos.

Pouco antes das 04h00 (22h00 de Brasília), três caças F16 da Força Aérea turca bombardearam em território sírio três alvos jihadistas, na zona fronteiriça situada em frente à cidade turca de Kilis (sul).

Na quinta-feira, combatentes extremistas haviam aberto fogo contra um posto do exército turco na região de mesmo nome, matando um suboficial e ferindo dois soldados, segundo o Estado-Maior. Imediatamente depois, os tanques turcos responderam abrindo fogo contra uma posição jihadista e mataram um dos combatentes.

Este confronto direto ocorre após o atentado suicida cometido na segunda-feira em Suruc (sul), que deixou 32 mortos e uma centena de feridos entre jovens ativistas de esquerda pró-curdos que iam participar da reconstrução da cidade síria de Kobane.

As autoridades identificaram como autor um jovem turco de 20 anos, Seyh Abdurrahman Alagoz, que segundo a imprensa havia estado na Síria nas fileiras do EI. Desde o atentado em Suruc, o governo islamita conservador de Ancara, até agora acusado de complacência com o EI, reforçou seu combate aos jihadistas.

Segundo um responsável militar americano, a Turquia autorizou finalmente os Estados Unidos a utilizar várias de suas bases aéreas, entre elas a de Incirlik (sul), para bombardear o EI na Síria e no Iraque, após uma conversa telefônica entre o presidente turco Recep Tayyip Erdogan e seu colega americano Barack Obama.

Até a data, a Turquia havia permanecido de braços cruzados ante o EI na Síria, negando-se a intervir militarmente de forma direta em apoio às milícias curdas por medo da formação de uma região autônoma hostil no norte do país.

“A República da Turquia está determinada a tomar todas as precauções para defender sua segurança nacional”, repetiu nesta sexta-feira o gabinete do primeiro-ministro, Ahmed Davutoglu, um dia depois de se reunir com os chefes militares e os serviços de segurança.

Da Redação do Blog do Edy Vieira/JC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *