Secretaria Estadual de Saúde confirma caso da febre chikungunya em Petrolina

Foi confirmado, na última sexta-feira (14), mais um caso de chikungunya em Pernambuco. A paciente, que se encontra estável e está sendo medicada em casa, é moradora da zona rural de Petrolina, no Sertão do Estado. Segundo a Secretaria de Saúde (SES), é o primeiro caso em que alguém que mora no Estado adoece, mas a ocorrência não é autóctone, ou seja, a doença não foi contraída na região de origem da pessoa infectada.

A suspeita é de que a mulher tenha sido picada pelo mosquito Aedes Aegypti durante uma viagem a Feira de Santana (BA), cidade que registra uma grande quantidade de casos. O inseto é o mesmo que transmite a dengue, doença que tem sintomas parecidos com o da febre chikungunya.

Ainda de acordo com a SES, a Prefeitura de Petrolina realizou todos os procedimentos considerados como padrão, entre eles, o bloqueio sanitário na residência da paciente e a verificação da existência de focos do mosquito na localidade. Amostras de sangue da mulher foram encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), situado no Recife. Outras duas pessoas que tiveram contato com a mulher estão passando por exames.

Em 15 de outubro, a SES chegou a anunciar a confirmação de um caso envolvendo uma pessoa que havia passado por Pernambuco, mas como os sintomas só apareceram quando o paciente se encontrava no Ceará, a ocorrência não entrou nos números do Estado. Até agora, foram feitas 14 notificações de chikungunya, das quais 10 foram descartadas e duas permanecem em investigação.

Da redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *