Secretaria de Saúde de Bodocó promove Dia D de Combate a Hanseníase

A Secretaria Municipal de Saúde de Bodocó promoveu nesta segunda-feira (30) o Dia D de Combate a Hanseníase.

A ação é alusiva ao Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase (que é comemorado no último domingo de janeiro), e é uma parceria entre a Vigilância Epidemiológica e Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF).

Com o objetivo de conscientizar a população na luta contra a doença, a campanha foi realizada na Rua Doutor João Pessoa e contou com divulgação por meio de materiais informativos com intuito de educar a população quanto à detecção da doença em sua forma precoce.

Além da conscientização, profissionais da Secretaria de Saúde, realizaram aferição de pressão e teste de glicemia para a população.

A secretária de Saúde do município, Patrícia Novais, destaca a importância da detecção da doença em sua forma precoce. A secretária lembra que todos os medicamentos são fornecidos pelo Ministério da Saúde e são distribuídos pelo município gratuitamente.

Hanseníase – A Hanseníase é uma doença preocupante devido ao seu grande potencial de transmissão. Atinge principalmente a pele, mas também pode causar a perda de membros em casos mais graves. Pode ser transmitida até mesmo pelo ar.

Sintomas – Os sintomas variam desde manchas brancas, vermelhas ou marrons, em qualquer parte do corpo, até caroços e inchaços, com ocorrência de dores. O diagnóstico e tratamento precoce são muito importantes para a cura.

Da Redação do Blog do Edy VIeira/ASCOM Bodocó

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *