Prefeito de Santa Maria diz que não sabe se “oposição tem moral para buscar emendas”

Em entrevista ao Nossa Voz nesta quarta-feira (24) o prefeito de Santa Maria da Boa Vista, Humberto Mendes (PTB), destacou algumas ações que vem fazendo no município e também não deixou de rebater algumas críticas da oposição. O prefeito comentou sobre a ida à Brasília onde participou da Marcha dos Prefeitos e disse que o que foi discutido na capital federal foi em especial a crise dos municípios.

“Este ano o carro-chefe foi justamente a crise dos municípios e o governo federal. O ministro Paulo Guedes sinalizou possivelmente para que o município, a partir de outubro ou novembro, já tenha algum auxílio financeiro pra que a gente possa minimizar os efeitos da crise financeira que nosso país enfrenta, principalmente para estados e municípios” ponderou Humberto.

Adutora do Garça

Humberto ressaltou a chegada das bombas que serão usadas na adutora do Garça. Elas chegaram na terça-feira (23) e segundo o prefeito o sonho dos agricultores irá se tornar realidade. “É uma adutora que tá sendo revitalizada com recursos próprios do município, vamos gastar em torno de R$ 1 milhão, são bombas modernas, fico feliz e contente por saber que esse sonho e espera de 15 anos dos agricultores tá começando a se tornar realidade, fico feliz e com sentimento de dever cumprido durante o exercício do meu mandato” disse o prefeito.

Humberto assegurou que o recurso para a revitalização do Garça já está garantido com a venda da folha de pagamento para o banco Santander, e que mais de 5 mil empregos poderão ser gerados com o funcionamento da adutora.

Adutora da Redenção

Sobre a adutora da redenção, Humberto relatou que a água já está chegando em lugares onde nunca chegou. “Já conseguimos levar água para os assentamentos Josias Barros e Luiz Gonzaga. E agora, de imediato, queremos colocar água encanada nas casas dos assentamentos Progresso e Maria Bonita, minimizando o uso do carro-pipa e facilitando a vida das pessoas”. Humberto justificou ainda que a demora na obra da redenção se deu por conta de que teve que praticamente refazer toda a obra, com recursos do município, tendo autorização e algumas ajudas com equipamentos da Compesa e governo do estado.

O prefeito rebateu ainda críticas da oposição, onde afirmaram que a obra foi feita com recursos do estado. “A oposição ver o que ela quer ver, eles estão toda hora no tome conta e acho que devem ter visto também e não passa para a população o pagamento das ventosas, as ventosas foram pagas com recursos do governo municipal, esse trabalho que foi feito nessa gestão atual todos os recursos que foram utilizados na redenção são recursos do governo municipal, não há nesse trabalho que a gente fez um real em espécie do governo do estado, há equipamentos que a Compesa tem cedido”, retrucou.

Educação

Humberto foi questionado sobre cobranças dos vereadores da oposição, que tem feito várias críticas pedindo agilidade nas construções de escolas, e informações sobre os precatórios, e rebateu: “A oposição fala quando não se faz, mas pior ainda é criticar quando se está fazendo, eu acho que a oposição deveria buscar seus deputados, não sei se eles tem condição moral pra buscar dos deputados as emendas que a gente tá buscando e conseguindo, porque alguns vendem o voto da população, recebe dinheiro do deputado e depois não tem a moral suficiente para buscar emendas”.

O prefeito completou ainda: “(…) algum deputado me mate de vergonha e diga que recebi um real na sua campanha, pedi emendas e estou recebendo emendas, nós temos a moral suficiente para buscar dos deputados que inclusive não apoiamos. E as obras das escolas estão andando dentro do prazo normal, são obras de alvenaria, não se constrói escolas como nunca se construiu em nosso município, nós estamos fazendo obras para durar anos e anos, não se preocupem oposição, porque daqui até dezembro de 2020 nós temos obras para inaugurar, se vocês estão apavorados não se apavorem”.

O gestor respondeu colocações da oposição de que as inaugurações das obras estariam sendo deixadas para o próximo ano. “Aí eu pergunto, será que a oposição faria diferente? Nós estamos fazendo, o Garça quero entregar até agosto, a redenção esse ano, corpo de bombeiros esse mês, hospital no aniversário da cidade, a gente não tá deixando obras para o próximo ano não, agora no cronograma algumas obras vão ficar para o próximo ano, e qual o problema? Nós estamos entregando antes, durante, e vamos entregar também no período da eleição”.

Segundo Humberto não há sigilo com gastos dos recursos dos precatórios, e que todos os gastos são publicados no portal da transparência e outros sites, afirmando ainda que todo o dinheiro tá sendo aplicado na reforma e construção de escolas. “Podem ter certeza que do Fundef não tem um real no meu bolso, o dinheiro tá sendo bem gasto”, destacando ainda que reserva financeira dos precatórios. (texto: Anderson Guimarães)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *