Prefeito de Araripina visita cooperativa de reciclagem e planeja implementar modelo sustentável na cidade

Foto: divulgação

O prefeito de Araripina, município da região do Araripe, Raimundo Pimentel, esteve nessa segunda-feira (26), em Serra Talhada, no sertão do Pajeú, em visita à cooperativa ‘Recicla Serra Talhada’, para conhecer de perto a estrutura e o funcionamento da organização, que se destaca como modelo de reciclagem no estado.

Acompanhado da prefeita de Serra, Márcia Conrado, e do secretário de Meio Ambiente, Sinézio Rodrigues, Pimentel teve a oportunidade de conhecer todo o processo de reciclagem realizado pela cooperativa, desde o recebimento do material até a comercialização dos resíduos. A unidade de processamento tem como proposta gerar redução de custos na região com a coleta seletiva, melhorar o transbordo de resíduos e a limpeza da cidade, além de contribuir para a diminuição do uso de aterros sanitários e evitar a poluição ambiental.

“É fundamental que busquemos soluções sustentáveis para a gestão de resíduos em nossa cidade. A visita à cooperativa nos trouxe inspiração e mostrou que é possível promover o desenvolvimento sustentável, melhorar a qualidade de vida da população e preservar o meio ambiente através da reciclagem. Estamos empenhados em implementar um modelo semelhante em Araripina e contamos com a participação ativa da comunidade nesse processo”, disse o prefeito Raimundo Pimentel.

Além dos benefícios ambientais, a iniciativa de implantar o modelo de reciclagem em Araripina também trará vantagens econômicas. A cooperativa tem como objetivo promover a inclusão social e econômica dos trabalhadores envolvidos no processo, gerando renda e melhorando a qualidade de vida da comunidade. Os cooperados têm a oportunidade de participar ativamente da reciclagem, desde a seleção dos resíduos até a sua comercialização, garantindo assim uma fonte de renda sustentável.

“Esse é um passo importante na construção de um futuro mais consciente e ambientalmente responsável. Com a implementação desse modelo, Araripina pode se tornar uma referência no estado em termos de reciclagem e desenvolvimento sustentável, inspirando outras cidades a adotarem práticas semelhantes em prol do meio ambiente e da qualidade de vida de sua população”, finalizou Pimentel.

Fim do lixão a céu aberto – Em março, o prefeito Raimundo Pimentel anunciou o fim do lixão a céu aberto em Araripina. O local será transformado em uma Central de Tratamento de Resíduos, garantindo a destinação correta e o tratamento adequado do lixo, conforme as regras ambientais estabelecidas pela Política. Nacional de Resíduos Sólidos. Atualmente, todo o lixo produzido no município está sendo transportado para o aterro sanitário da cidade de Salitre, no Ceará.

Os trabalhadores que atuavam na separação de resíduos no antigo lixão de Araripina estão recebendo um auxílio mensal em dinheiro e cesta básica da Secretaria de Desenvolvimento Social. Por: Roberto Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *