PRÁTICAS AGROECOLÓGICAS: Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural sustentável de Ouricuri se reúne...

PRÁTICAS AGROECOLÓGICAS: Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural sustentável de Ouricuri se reúne em mais uma reunião ordinária

0
COMPARTILHAR

 Na manhã desta segunda feira (07), aconteceu a reunião ordinária do conselho municipal de Desenvolvimento Rural sustentável de Ouricuri.

Além de outros assuntos, uma parte da reunião ficou dedicada a práticas agroecológicas, feita por técnicas do CAATINGA, que promoveram uma reflexão sobre a necessidade de criar as condições para um meio ambiente equilibrado, através de práticas como o plantio consorciado, plantio de espécies que ajuda a repelir alguns insetos, plantio em sistemas agroflorestais e uso de defensivos naturais.

Após o debate foram feitas as práticas do “Teixeirão”, que é um defensivo natural feito com folhas de nim, pinha e maniçoba, água, sabão em pó, querosene e desinfetante, esse é um defensivo desenvolvido pelo agricultor Assis Teixeira, sócio fundador do CAATINGA. Outra prática bastante usada no território é o sal mineral feito com produtos presentes na propriedade como cinza e pó de osso, que enriquecem o sal comum, e quando oferecido aos animais, ajuda no controle de verminose, oferecendo nutrientes presentes nos ingredientes.

A avaliação feita pelos representantes de mais de cem associações que compõe o conselho é de que foi um momento rico de aprendizagem e que ajudará as diretorias das associações a preparar reuniões mais práticas e dinâmicas. (ASCOM)

Anderson
Neto Móveis
JK Pneus

DEIXE UMA RESPOSTA

dois × 1 =