Pernambuco busca fortalecer a gestão dos recursos hídricos

Representantes do Governo do Estado e da Agência Nacional de Águas (ANA) discutiram, nesta terça-feira (5/2), a importância do planejamento para o desenvolvimento do setor

A eficientização da gestão dos recursos hídricos e o fortalecimento de políticas públicas para o setor foram pautas de uma reunião realizada hoje (5/2), no Recife, entre o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos, e a diretoria da Agência Nacional de Águas (ANA). Também estiveram presentes representantes da APAC, Compesa, CPRH e Secretaria de Meio Ambiente. Na ocasião, foi discutida a utilização de ferramentas estratégicas para integração, uniformização e planejamento das atividades técnicas realizadas, levando em conta os impactos econômicos, políticos, ambientais e sociais.

O encontro tratou de projetos estratégicos para o Estado, a exemplo da transposição do Rio São Francisco, das adutoras, que têm ampliado o abastecimento em diversos municípios; do próprio projeto de desenvolvimento da área de recursos hídricos, além das barragens e da intensificação das ações de fiscalização dos equipamentos.

A secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, explica que Pernambuco conta com um viés histórico de planejamento e gestão no âmbito dos recursos hídricos, mas reforça a importância do apoio da Agência e da integração entre os órgãos gestores para a ampliação das ações. “Já existe uma política estadual de recursos hídricos consolidada, e receber essa equipe foi um trabalho bastante produtivo. A gente é bem otimista com as melhorias na gestão que o Estado pode desenvolver, por possuir grande capacidade de fiscalização e atuação na área”, afirmou.

Hoje também foi possível apresentar os resultados do que vem sendo realizado através de programas conveniados junto à ANA, como o Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão), executado pela Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC). O programa disponibiliza recursos para serem aplicados em ações e investimentos, que possam contribuir com as diretrizes da Política Nacional de Recursos Hídricos e a melhorar a gestão nesse sentido.

“Temos o objetivo de ter uma gestão dos recursos hídricos fortalecida nos estados. Procuramos, dessa forma, otimizar os recursos e fornecer às administrações estaduais a possibilidade de consolidarem informações regionalizadas, que sejam utilizadas pela União”, destacou o diretor da ANA, Ricardo Andrade.

No próximo dia 21/2 a Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos e a APAC devem participar da 4ª Reunião para o Fortalecimento da Gestão dos Recursos Hídricos, em Brasília, com a presença de secretários de recursos hídricos de todo o país, com o objetivo de renovar os compromissos para uma gestão cada vez mais integrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *