OURICURI: Sete mil famílias agricultoras recebem sementes de milho e sorgo

O Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável de Ouricuri (CDRMS), em uma articulação com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), distribuiu sementes de milho e sorgo a 7 mil famílias agricultoras do município de Ouricuri.

O IPA adquiriu as sementes e fez a entrega ao conselho que distribuição com as associações, e essas distribuiu com as famílias agricultoras. Ao todo foram 21.200 kg de milho e 5.600 kg de sorgo forrageiro.

Para a coordenadora do CDRMS, Kátia Rejane, essa é uma oportunidade das comunidades fortalecerem ou iniciarem seus bancos de sementes para se tornarem mais independentes do mercado. “Sabemos da importância das sementes para a agricultura familiar, e os anos consecutivos de estiagem que passamos fizeram com que muitas comunidades perdessem suas sementes, a chegada dessas sementes para o plantio certamente nos ajuda a fazer a discussão do fortalecimento dos bancos, pois algumas comunidades têm e estimulam outras a formarem seus bancos”, afirmou.

A chegada das sementes junto com a chegada das chuvas anima agricultores e agricultoras, a secretária do conselho, Ianda Novaes, afirma que em anos anteriores as sementes chegavam com certo atraso gerando uma insegurança no plantio. “A gente percebe que as pessoas se animam  em receber as sementes vendo a chuva chegar, pois já tivemos anos que as sementes chegavam no mês de março, quando a chuva já tinha passado, quem ainda plantava não tinha esperança de colher”, explica.

As pessoas que recebem as sementes assinam um comprovante de recebimento, as associações entregam esse comprovante ao conselho que organiza todos e presta contas com o IPA.

Da Redação do Blog do Edy Vieira (ASCOM do CAATINGA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *