Novo bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife é apresentado

Cem dias depois de ser anunciado para o cargo de bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Antônio Tourinho Neto foi oficialmente apresentado aos fiéis na tarde deste domingo (22). Ele esteve presente numa missa celebrada na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, no bairro da Boa Vista, na área central da Capital, que foi presidida pelo arcebispo dom Fernando Saburido. O cargo de bispo auxiliar estava vago há dez anos, quando o próprio Saburido o ocupou por cinco anos, de 2000 a 2005. Natural de Jequié, da Bahia, dom Tourinho, que tem 51 anos, foi oficializado no dia 12 de novembro, por meio de uma publicação no L’Osservatore Romano.

“O bispo auxiliar assume uma função muito importante na diocese. Ele recebe a nomeação de vigário geral, de modo que tem jurisdição canônica em todo o território da arquidiocese, que atua em 19 municípios, com mais de quatro milhões de habitantes”, pontuou dom Fernando Saburido. O religioso também afirmou o desejo de que o novo membro assuma uma região vigarial para que possa realizar um trabalho mais específico. “Temos, pelo menos, três propostas para que ele decida. Vamos esperar que ele conheça a nossa realidade melhor para que possamos definir”, explicou.

Há 25 anos no sacerdócio, dom Tourinho conta com vasta experiência eclesiástica e social. Com o lema “O amor vence tudo”, o sacerdote se mostra empolgado com os desafios que vai encontrar na nova função. “Primeiro foi uma grande surpresa para mim. Eu vivi o susto e depois a alegria. Paulatinamente o susto foi dando lugar a alegria, a felicidade e foi realmente aparecendo uma profunda alegria. Quando visitei a região pela primeira vez, voltei para a Bahia apaixonado”, disse. No dia 17 de janeiro, ele foi sagrado epíscopo. Durante a celebração, o novo bispo recebeu as insígnias do episcopado: mitra, báculo, anel e cruz peitoral.

Além de seminaritas, sacerdotes e fiéis, a cerimônia também contou a presença do governador Paulo Câmara e de outros nomes do governo de Pernambuco. O bispo de Jequié, dom José Ruy Gonçalves Lopes, também compareceu.

Da redação do blog do edy.com.br/Folha-PE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *