Maioria dos ministros do STF aceita denúncia contra Eduardo Cunha

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou, nesta quarta-feira (2), pela abertura de ação penal contra o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e a ex-deputada federal e atual prefeita de Rio Bonito (RJ), Solange Almeida. Seguindo o voto do relator, ministro Teori Zavacki, os demais minsitros entenderam que há indícios de que Cunha recebeu US$ 5 milhões de propina por um contrato de navios-sondas da Petrobras.

Até o momento, seis dos 11 ministros da Corte aceitaram a denúncia contra Cunha e Solange. A sessão foi suspensa e será retomada nesta quinta-feira (3), com os votos dos demais ministros que compõem a Corte. Se o resultado for mantido, Cunha e Solange passarão à condição de réus no processo.

Este foi o primeiro julgamento de abertura de ação penal contra um parlamentar investigado na Operação Lava Jato.

O julgamento começou com a análise de dois recursos protocolados pela defesa de Cunha para concessão de mais prazo para defesa. Em seguida, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, fez sua sustentação, relatando as acusações contra o presidente da Câmara e Solange. Os advogados de defesa tiveram 15 minutos para defender os acusados. Após a sustentação dos advogados, o ministro Teori Zavascki apresentou seu voto pela abertura da denúncia. A partir daí, os ministros da Corte começaram a votar.

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *