Maior reservatório do Nordeste, Lago de Sobradinho atinge nova baixa histórica

A cada dia o volume útil de água armazenado no Lago de Sobradinho, no norte da Bahia, diminui ainda mais. Hoje (20), por exemplo, o reservatório – o maior do Nordeste – está com apenas 2,11 % de sua capacidade total de armazenamento, o mais baixo da história, segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O nível mais baixo havia sido registrado em novembro de 2001 (5,46%).

No entanto, o ONS já garantiu que não há risco de risco de racionamento no Nordeste, pois é possível usar fontes alternativas – como térmicas -, e transferir energia de outras regiões. O órgão diz ainda que os reservatórios da Bacia do São Francisco estão sendo operados prioritariamente para outros usos da água que não a geração de energia.

Segundo reportagem da Agência Brasil, a previsão é que entre o fim de novembro e início de dezembro a barragem atinja o volume morto – reserva de água abaixo do ponto de captação. Isso significa a parada total de geração de energia na hidrelétrica. Inaugurada em 1979, a represa de Sobradinho tem capacidade de armazenar 34,1 bilhões de metros cúbicos de água e corresponde a 58% da água usada para a geração de energia no Nordeste.

Para manter mais água na represa, a Agência Nacional de Águas (ANA) determinou a redução da vazão de Sobradinho para 900 metros cúbicos por segundo (m³/s). A ANA estuda reduzir a vazão para 800 m³/s. “Se tivéssemos mantido a vazão em 1.300 m³/s, o reservatório hoje já estaria seco. Agora, vai ser preciso reduzir ainda mais. Ninguém quer que reduza, mas toda a população da região deve poupar água”, diz Aílton de Lima, diretor de Operações da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf).

Da Redação do Blog do Edy Vieira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *