II Seminário Regional de Leishmaniose: Médico garante que houve redução nos casos no Araripe

A IX Gerência Regional de Saúde em Ouricuri realizou o II Seminário Regional de Leishmaniose Visceral com a presença de representantes e profissionais de toda a região do Araripe, durante o evento, o médico intensivista Gean Saraiva, referência em Calazar na regional do Araripe e em Leishmaniose Visceral pela Fiocruz, falou sobre a importância do evento, ele disse que infelizmente a Calazar ainda é presente na região e que todos os municípios foram afetados pela doença, mas houve uma queda depois que o assunto passou a ser tratado com maior vigilância.

Dr. Gean Saraiva conversou com profissionais durante o Seminário e apresentou números que garantem a redução dos casos na região. Ele explicou que apesar do alívio é preciso aumentar o nível de informações e cuidados. “É uma doença que é presente, importante saber isso, aqui na nossa regional, todos os municípios de 2017 pra cá foram contemplados com esta doença, ela tem tratamento e sem por cento de cura, porém é preciso estar atento quanto ao diagnóstico precoce, além disso, uma prevenção, cuidar dos animais, cão, gato, raposa, animais silvestres, eles são animais reservatórios da doença, precisamos combater os animais e os vetores que são os mosquitos que picam o homem e transmitem a doença”, disse o médico.

Ele também informou que o número de casos vem caindo de 2017, ano em que a região registrou mais de 40 casos, os municípios foram afetados pela doença, que é preciso tratar para evitar óbitos, foram 9 óbitos em 2017, caiu para 4 casos em 2018 e nenhum caso foi registrado ainda neste ano de 2019. (Por: Cidinha Medrado)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *