GRANITO: Gestão Eficiente Também No Empreendedorismo

Na sexta-feira, 04 de março, o prefeito João Bosco, reuniu sua equipe, na presença de Danilo Silva, analista do SEBRAE- unidade sertão do Araripe, para apresentação do levantamento feito pelo programa Cidade Empreendedora, fruto de parceria da prefeitura de Granito com o Sebrae, visando atender pequenos empreendedores de diversos segmentos: comércio, serviços, agronegócio, caprino-ovinocultura, fabrico em laticínio e artesanato.

A ideia é atender o maior número de empreendedores, seja por CNPJ ou DAP, inclusive, trazendo técnicas de incentivo à suinocultura, que ainda tem produção em fase muito embrionária.

Mesmo na fase inicial, o programa já vem promovendo orientações e obtenção da carteira de artesão, por exemplo. Na reunião da sexta-feira foram alinhadas outras ações, com base no estudo prévio de identificação de oportunidades que foi feito no final do ano passado, e o conjunto de atividades é baseado nesse diagnóstico, que inclusive chamou muito a atenção para as ações voltadas para a juventude, que mostra claramente, potencial para se integrar aos demais segmentos e exatamente por isso será possível trazer algumas capacitações na área digital, passando para a juventude mais conhecimento para auxiliar o comércio e as atividades produtivas a partir dessa capacitação, notadamente como usar melhor as redes sociais e colocar seu empreendimento no mundo digital.

Para tudo isso, a parceria da prefeitura de Granito com o Sebre, está disponibilizando uma tecnologia chamada TBL, na versão aportuguesada, significa Aprendizagem Baseada em Equipes com vistas a trazer soluções onde existem os maiores problemas de produção e comercialização.

Sair do modelo tradicional de somente passar teoria, mas os instrutores estão sendo orientados a identificar o problema e trazer a solução, com um conhecimento teórico para os problemas trazidos pelos próprios participantes.

Além de tudo, o Sebrae tem todo o conhecimento voltado para a força do empreendedorismo. As prefeituras que acreditam, as pessoas que participam têm muito mais chance de vencer em seus negócios. As grandes empresas são quem produz a riqueza do país, mas quem emprega são os pequenos negócios, as empresas de pequeno porte.

Exatamente aí entram a visão e o trabalho das gestões públicas responsáveis para ajudar combater o desemprego e falta de oportunidade em seus municípios. Por isso Granito investe nessa possibilidade, por resultados que impulsionem a chegada de outros empresários, outros municípios e outros gestores públicos a trazerem o Sebrae para dentro do seu ambiente social e produtivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *