Exclusivo: Gestão, pandemia, governo do estado e política; Prefeito de Granito João Bosco (PT), fala sobre tudo isso em entrevista

João Bosco Lacerda, uma das maiores lideranças do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco, falou com exclusividade para o Blog do Didi Galvão. Na entrevista o gestor que está no 5º mandato do município de Granito, fala de gestão, desafios por conta da pandemia, relação com o governo do estado e ainda de política, tendo em vista que 2022 é ano de eleição.

Leia abaixo a integra da entrevista:

Que avaliação o senhor faz desse primeiro ano do seu quinto mandato como prefeito de Granito?

Nós temos uma avaliação positiva, pois sempre falo que cada gestão é um aprendizado, durante esse ano de 2021, a gente está atravessando essa pandemia e muitos problemas a gente vem superando, principalmente na área da saúde, mas a gente já ultrapassou várias barreiras, o município já está funcionando 95%, as escolas já estão funcionando normalmente. Granito ficou 90 dias sem casos, tivemos alguns casos recentes o que nos preocupou um pouco, mas estamos voltando a normalidade, e com relação à Covid-19 estamos tranquilos, mas em atenção constante, e pedindo apoio da população para continuar seguindo os protocolos sanitários.

Com relação a Pandemia, qual avaliação o Prefeito faz da estrutura da saúde municipal?

Na estrutura do município de pequeno porte, temos que montar o que é possível, mas não faltou nada para a população, pois tivemos recursos suficientes, e fizemos um trabalho excelente de gestão e nossa população foi bem atendida. Tivemos emendas de nossos deputados e verba do Governo Federal, o que fez com que pudéssemos ofertar um bom serviço e fizemos um bom trabalho.

A vacinação tranquiliza a população, pois é uma das armas mais eficazes contra o coronavírus, como o município tem se preparado para o pós-pandemia?

Quanto a vacinação, é uma coisa que não depende do município, pois só aplicamos vacinas quando elas chegam, mas uma parte da população de Granito já está vacinada, pois temos feito uma busca ativa de quem ainda não foi, temos avançado e muito na vacinação contra a Covid-19, temos que vencer a pandemia e voltar a nossas atividades normais. Granito tem avançado e a cerca de 4 meses temos retomado algumas atividades como por exemplo o esporte, fizemos melhorias no estádio municipal e a população aprovou bastante a iniciativa, e agora estamos vivenciado o campeonato municipal de futebol de campo, e isso mostra que estamos indo no caminho certo, com os pés no chão e o olhar pra frente.

Nossa população tem se movimentado, levantando o astral, pois a pandemia deixou muita gente com depressão e outros problemas de saúde, por isso se fez necessário que a Prefeitura de Granito aumentasse o número de psicólogos à disposição de nossa gente, mas temos fé que em 2022 as coisas melhorarão e viveremos novos tempos em Granito.

Com relação esporte, a Prefeitura de Granito investe pensando em inserir o jovem de forma mais efetiva na sociedade?

Favorecemos o esporte, sempre em nossas gestões realizamos o campeonato municipal de futebol de campo, pois Granito tem 20 equipes organizadas e que disputam o campeonato, mas a gestão não apoia apenas durante o campeonato, temos um cronograma que é planejado para distribuir bolas e equipamentos para todas as equipes de forma igualitária durante todo o ano, e a Prefeitura de Granito tem avançado e, em breve vamos investir e incentivar outras práticas esportivas. Isso faz com que o jovem veja na prática esportiva uma maneira de se manter ativo e não se desviar para práticas erradas.

O aniversário de Granito será próximo dia 20 de dezembro, a Prefeitura fará comemorações?

Se possível, com o avanço dos protocolos e baixa nos casos ativos de Covid-19. Vejo que seja possível, mas temos que ser prudentes. De certo realizaremos a alvorada festiva e o torneio de futebol de campo. Se houver uma maior flexibilização por parte do Governo do Estado, mesmo estando muito próximo faremos um esforço para fazermos nossa festa com bandas e promover um pouco de alegria para nossa gente, e se isso acontecer, faremos como costumeiramente fazemos, contratamos um parque de diversão para nossas crianças.

Como uma das lideranças políticas de maiores expressões do PT em Pernambuco, qual a análise João Bosco tem das relações do partido com o Governo Estadual?

Houve um acirramento entre o PT e PSB no ano de 2020 em relação as eleições municipais, com foco maior na cidade do Recife, mas, o Presidente Lula entrou em campo e tem um bom diálogo com PSB em nível nacional. Lula esteve em Recife e teve um diálogo com lideranças do PSB inclusive o Governador Paulo Câmara, e isso demonstram uma possibilidade de retorno da aliança com foco na eleição presidencial, ainda não está fechada, mas sentimos que as conversas estão bem avançadas.

O prefeito João Bosco, tem apoio do Governo do Estado refletidas em ações para Granito?

Não poso dizer que tenho muito apoio, mas esperamos que as ações cheguem ao município, com o anúncio do Plano Retomada, várias obras foram anunciadas para a Região do Araripe e Granito também será beneficiada, mesmo não tendo nenhuma obra direta do Governo do Estado direcionada para o município.

João Bosco acredita que Lula possa voltar à presidência e conduzir o Brasil?

Eu acredito fielmente nisso, Lula é uma grande liderança política do Brasil e visto com bons olhos por líderes mundiais, e isso trás confiança para a economia nacional. Recentemente participamos de uma reunião e vimos de perto a forma de Lula pensar numa solução para as crises que vivemos hoje, com certeza ele voltará a presidência e fará um brilhante governo.

Falando em eleições estaduais, João Bosco defende que o PT possa lançar um nome à sucessão de Paulo Câmara?

Defendo sim, o Partido dos Trabalhadores deve lançar um nome, mas entendo que se o caso de uma aliança com o PSB acataremos a decisão e trabalharemos para lançar um nome para concorrer ao Senado, caso exista essa aliança, temos os nomes de Marília Arraes e Carlos Veras por exemplo, se tivermos candidatura própria ao Governo do Estado, temos os nomes de Humberto Costa e Marília Arraes.

João Bosco tem uma relação com o Senador Humberto Costa de vários anos, essa relação de amizade tem permanecido?

Já tenho mais de 20 anos dentro do Partido dos Trabalhadores, e de lá pra cá, em toda eleição que Humberto Disputou votei nele, ele tem um excelente serviço prestado, e é um ótimo parlamentar. Humberto é um político que tem uma grande contribuição para Pernambuco e para o Brasil. Temos uma relação muita boa, sempre que está de passagem pelo sertão, visita Granito e buscamos melhorias para nosso povo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *