Eleições 2020: eleitores de 40 cidades de Pernambuco precisam fazer cadastramento biométrico

Eleições 2020: eleitores de 40 cidades de Pernambuco precisam fazer cadastramento biométrico

0
COMPARTILHAR

Com as eleições municipais marcadas para 4 de outubro, eleitores de 40 municípios de Pernambuco precisam fazer o cadastro da biometria para votar em 2020. O prazo para cadastrar as impressões digitais nessas cidades segue até o dia 27 de março.

De acordo com o coordenador de biometria do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), Eduardo Lucas, é preciso fazer o agendamento através do site do tribunal ou aplicativo da instituição e, no dia marcado, levar a carteira de identidade, comprovante de residência e título de eleitor, caso o cidadão já tenha votado em eleições anteriores (confira lista de municípios no fim do texto).

“É muito importante porque a biometria traz segurança para o processo eleitoral e para o próprio eleitor, porque evita qualquer fraude em relação à documentação pessoal”, afirmou Eduardo Lucas. O atendimento dura cerca de 15 minutos.

Caso haja pendências com o TRE, o eleitor pode ficar impossibilitado de realizar concursos públicos ou emitir passaporte, por exemplo.

Nas 40 cidades que passam atualmente pelo processo de cadastramento de eleitores, são esperadas 170 mil pessoas. Em algumas delas, praticamente todas as pessoas foram recadastradas. “Agora em janeiro, as cidades de BrejinhoChã Grande e Tupanatinga devem concluir o processo”, disse o coordenador de biometria do TRE em Pernambuco.

Na Região Metropolitana do Recife, apenas a cidade de Abreu e Lima integra a lista de cidades com processo aberto de cadastramento das impressões digitais. Há, no município, quatro postos que podem ser procurados pelos eleitores.

Dos 6,5 milhões de eleitores em Pernambuco, 83% passaram pelo processo de biometria. Nas eleições de 2020, 157 cidades do estado devem usar o método para a votação.

Em cidades em que a biometria ainda não é obrigatória, como é o caso de Jaboatão dos Guararapes e Olinda, o eleitor tem até o dia 6 de maio para se regularizar e buscar serviços como a emissão da primeira via do título ou transferência de domicílio. “Depois o cadastro é fechado e só reabre depois das eleições”, afirmou Eduardo Lucas.

Lista de municípios com cadastramento aberto até Março

Abreu e Lima
Afrânio
Água Preta
Alagoinha
Angelim
Belo Jardim
Betânia
Bom Conselho
Brejinho
Cabrobó
Carnaubeira da Penha
Chã Grande
Condado
Cumaru
Feira Nova
Gravatá
Itapetim
Itaquitinga
João Alfredo
Joaquim Nabuco
Lagoa de Itaenga
Lagoa dos Gatos
Lagoa Grande
Maraial
Orobó
Orocó
Ouricuri
Panelas
Paudalho
Pedra
Primavera
Quipapá
Santa Cruz
Santa Filomena
Santa Maria da Boa Vista
São Benedito do Sul
São João
Tupanatinga
Venturosa
Vertentes

Por G1 PE

Mateus Net
Anderson
Requinte
Neto Móveis

DEIXE UMA RESPOSTA

dois + três =