Eleições 2014: TSE determina que Veja publique em seu site resposta de Dilma

O ministro Admar Gonzaga, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou à Editora Abril que veicule imediatamente no site da revista Veja resposta da presidente Dilma Rousseff à reportagem publicada neste final de semana sobre a afirmação do doleiro Alberto Youssef de que ela e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sabiam das irregularidades na Petrobras.

Num despacho assinado neste sábado (25), Gonzaga citou parecer no qual o Ministério Público Eleitoral sustenta que a publicação contém ofensa e, portanto, deve ser garantido o direito de resposta, uma vez que imputa a Dilma a ciência de um fato criminoso. O MPE observou que a reportagem foi veiculada numa sexta-feira, o que é inusual no caso da Veja.

Em São João del-Rei, onde visitou familiares, o candidato do PSDB Aécio Neves também condenou a pichação do prédio da revista por parte de militantes, na noite de sexta-feira: “Nós assistimos um atentado contra a democracia e a liberdade de expressão”.

A presidente Dilma Rousseff, que fazia campanha em Porto Alegre, definiu o gesto dos manifestantes como “barbárie” e lembrou que “não é assim que se faz um país civilizado. Só podemos aceitar atos pacíficos”, completou a presidente. Ela, no entanto, classificou a matéria de Veja como parte um “processo golpista”.

O protesto que envolveu 200 pessoas e acabou em pichações do prédio da revista Veja, em São Paulo mereceu repúdio de entidades da mídia. “Foi uma manifestação de intolerância”, afirmou em nota a Associação Nacional dos Jornais (ANJ).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *