Deputado Antonio Fernando apresenta propostas do Araripe, nas áreas de educação e turismo, para ministros em Brasília

O deputado estadual Antonio Fernando teve uma semana de agendas importantes na Capital Federal. Ao lado do Deputado Federal Augusto Coutinho, Antonio Fernando acompanhou e defendeu junto à Bancada Federal de Pernambuco o “Voto Sim” no PL/2564, que foi aprovado pela Câmara dos Deputados para garantir o novo piso salarial dos enfermeiros em todo o País.

Além da atuação e visitas parlamentares no Congresso Nacional, Antonio Fernando levou na bagagem projetos estratégicos para o Sertão do Araripe, apresentados a ministros em Brasília. Junto com o Deputado Augusto Coutinho, Antonio Fernando entregou pessoalmente, em audiência com o Ministro do Turismo, o também pernambucano Carlos Brito, a sua proposta para a implementação da “Rota da Fé”, um circuito de Turismo Religioso integrando o Araripe pernambucano e o Cariri cearense.

Através da “Rota da Fé”, o Santuário Frei Damião do Araripe, em Ouricuri, poderá ser integrado ao santuário de Nossa Senhora da Venerada, em Santa Cruz;  e aos santuários de Padre Cícero, no Juazeiro, e de São Francisco, em Canindé, ambos no Ceará. “O Ministro Carlos Brito, que é nosso conterrâneo e entende as necessidades do Sertão Pernambucano, gostou da ideia e ficou de estudar a proposta. Esse circuito turístico pode ser um importante meio de gerar renda e trabalho para os jovens sertanejos”, afirmou Antonio Fernando.

Em outra agenda de destaque em Brasília, Antonio Fernando foi recebido em audiência pelo Secretário de Educação Superior, do Ministério da Educação, Wagner Vilas Boas de Souza. Neste encontro, o deputado solicitou que sejam viabilizados, pelo Governo Federal, via Ministério da Educação, estudos para a implantação de um Campus da UFPE – Universidade Federal de Pernambuco, no Araripe.

“Nosso Sertão do Araripe, a cerca de 700 km da capital, alcança atualmente uma população superior a 400 mil habitantes e não dispõe de nenhuma unidade de educação superior pública e gratuita para atender os estudantes da região. Essa é uma lacuna que precisamos lutar para resolver, e um campus da UFPE no Araripe seria mais uma boa solução para o problema”, argumentou Antonio Fernando, junto ao Sec. de Educação Superior.

O deputado também destacou a localização estratégica do Araripe, região de divisa entre três Estados nordestinos: Pernambuco, Ceará e Piauí. Antonio Fernando ressaltou que “tomando-se a cidade de Ouricuri como referência – local ideal para a instalação de um Campus da UFPE no Araripe, por ser o município mais central e entroncamento de várias rodovias – em um raio de 100 km de distância, abrange uma população superior a 1 milhão de habitantes, atendendo a vários municípios dos três Estados”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *