Começa hoje (17) horário de verão, Pernambuco mais uma vez fica fora

Neste sábado (17), à meia-noite, milhões de brasileiros terão que adiantar os relógios em uma hora. É o início da temporada 2015/2016 do Horário de Verão em três regiões do País — Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais) e Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul), além do Distrito Federal.

O principal objetivo da medida é, segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), a redução da demanda no período de ponta, entre as 18h e as 21h. A estratégia é aproveitar a intensificação da luz natural ao longo do dia durante o verão para reduzir o gasto de energia.

Entre os meses de outubro e fevereiro, os dias têm maior duração em algumas regiões, por causa da posição da Terra em relação ao Sol, e a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada.

Segundo dados do MME (Ministério de Minas e Energia), o Horário de Verão representa uma redução da demanda, em média, de 4% a 5% e poupa o País de sofrer as consequências da sobrecarga na rede durante a estação mais quente do ano, onde o uso de eletricidade para refrigeração, condicionamento de ar e ventilação atinge o pico. 

Da Redação do Blog do Edy Vieira/ Fonte: Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *