Com aumento de 10,8% em homicídios em 2020, Pernambuco cria força-tarefa para combater crime organizado

Diante da alta de 10,8% nos homicídios em 2020 em relação a 2019 em Pernambuco, a Secretaria de Defesa Social (SDS) criou uma força-tarefa (FT) de enfrentamento ao crime organizado no estado. Coordenado pelo secretário executivo da pasta, Humberto Freire, o trabalho deve reunir diretores integrados especializados das polícias Civil e Militar, além de representantes da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) e de órgãos como a Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

De acordo com a portaria publicada pela SDS, a FT Crime Organizado tem o objetivo de mapear, planejar e monitorar estratégias preventivas e repressivas para o enfrentamento das organizações criminosas que atuam no estado. Segundo Humberto Freire, que chama de “aquecimento” a alta no número de homicídios, os grupos atuam principalmente no tráfico de drogas.

Ainda segundo a SDS, as polícias Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF) também devem participar das reuniões. “Eles vão participar para que a gente possa trocar informações e discutir permanentemente não só quem são esses atores [que participam do tráfico], mas a melhor forma de combatê-los. O planejamento é integrado, e as ações tendem a ser integradas”, disse.

No Sertão, a alta de crimes contra a vida tem outra motivação principal, de acordo com Freire. “Identificamos um aumento de crimes de proximidade, que são aqueles entre familiares e vizinhos, no meio de uma discussão. Nesse caso, a gente tem atuações diferenciadas, no campo da prevenção”, explicou o secretário executivo. (G1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *