Araripina oferece vacinas contra o sarampo em todas as unidades de saúde

A vacina tríplice viral é usada contra o sarampo, a rubéola e a caxumba, e está disponível em todas as unidades de saúde do Município. 

Como forma de prevenção, a Secretaria Municipal de Saúde de Araripina, no Sertão de Pernambuco, está disponibilizando  vacinas para o combate ao sarampo em todas as suas unidades de saúde. A informação foi repassada ao Blog do Roberto, na tarde desta quarta-feira (21), pela chefe do Programa Nacional de Imunização (PNI), da Secretaria de Saúde do Município, Kelly Sislane.

“Pernambuco não tem uma campanha específica para sarampo. Nós estamos com a campanha de multivacinação, que é uma oportunidade de atualizar a caderneta vacinal principalmente da criança. A vacina que nós temos é tríplice viral, que é aplicada contra o sarampo, a rubéola e a caxumba, e está disponível em todas as unidades de saúde. A única alteração na questão do esquema vacinal, é que agora a vacina pode ser administrada em crianças a partir de 6 a 11 meses de vida, o que a gente chama de dose zero”, explicou.

Kelly Sislane deixou claro, que a questão da vacinação das crianças, foi uma alteração ocorrida no esquema vacinal, mas a vacina triviral está disponível também para pessoas jovens de 12 a 29 anos em duas doses, e adultos de 30 a 49 anos em uma dose. “É necessário levar a caderneta vacinal para ser feita a avaliação na unidade de saúde”, frisou.

O sarampo tem como sintomas iniciais febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal e mal estar intenso. Eles aparecem de 7 a 18 dias após a pessoa ser infectada. E pode ser transmitida pela fala, tosse ou espirro. (Por Roberto Gonçalves / Foto: reprodução)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *