Home Cotidiano Antonio Fernando faz reunião com executivos da Celpe para melhorar o fornecimento...

Antonio Fernando faz reunião com executivos da Celpe para melhorar o fornecimento de energia no Araripe

0

Depois de ter atendido um pedido seu – através da Assembleia Legislativa de Pernambuco – para solucionar problemas de energia na cidade de Parnamirim, o deputado estadual Antonio Fernando (PSC) realizou ontem (terça-feira, 13.04) uma reunião virtual com executivos da CELPE – Companhia Energética de Pernambuco, para evitar problemas futuros e pedir melhorias no fornecimento de energia para todos os municípios do Sertão do Araripe.

O deputado Antonio Fernando – que é engenheiro eletricista formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tendo, inclusive, mestrado em engenharia nuclear – abordou, com propriedade os executivos da CELPE, já que conhece bem o tema, em vários pontos dos serviços prestados e das estruturas da Companhia Energética na região.

Uma das questões fundamentais era saber se o dimensionamento das estruturas da CELPE – formadas por subestações, alimentadores, rede etc. – estão com capacidade para atender com qualidade todos os municípios de nossa região do Sertão do Araripe. De acordo com os executivos da CELPE, todas as estruturas estão de acordo, mas a Companhia Energética vem trabalhando para ‘capilarizar’ (ou seja, subdividir ao máximo) as redes de fornecimento de energia para melhorar o atendimento, a estabilidade e evitar quedas e variações de energia. Com essa ‘capilarização’ é possível transferir com mais agilidade o fornecimento de energia, fazendo manobras de uma rede para outra, de modo que uma área não fique sem fornecimento em eventuais quedas de energia”, explicou o deputado Antonio Fernando. A CELPE também informou ao deputado que vai instalar um novo “Alimentador” de energia até o início de 2022, no Araripe, além de outros melhoramentos no Sistema, que já estão em curso.

Além do deputado Antonio Fernando, também participou da reunião o prefeito de Parnamirim Nininho Carvalho – que é presidente do CISAPE (Consórcio Intermunicipal do Sertão do Araripe). Pela CELPE, participaram Érica Maria Rodrigues, que é gerente de relações institucionais; e os também executivos da Companhia Marcelo Lins e Melo, e Fábio Henrique Cavalcanti.

Para além desta conversa inicial, o deputado e os executivos da CELPE também acordaram a realização de uma nova reunião, desta vez reunindo o parlamentar, a CELPE e a CHESF, para se discutir pontos para reforçar o volume de energia oferecido aos municípios do Sertão do Araripe. Um desses pontos foi a possibilidade de fazer uma subestação na linha de transmissão de 750 KV (Kilowwats) da CHESF que passa em Ouricuri (São Raimundo Nonato-PI / Milagres-CE). Pois esta linha de transmissão elétrica que alimenta o Araripe e o Sertão Central e vem de Bom Nome (cerca de 150 km de distância de Ouricuri), poderia melhorar ainda mais a capacidade e a confiabilidade do fornecimento de energia no Araripe e Sertão Central.

A reunião foi muito produtiva e fiquei satisfeito com as explicações dos executivos da CELPE. De qualquer forma, vamos seguir cumprindo nosso papel parlamentar de cobrar melhorias no fornecimento de energia para o Sertão do Araripe; afinal de contas, a CELPE é uma prestadora de serviços públicos e deve atender com eficiência e qualidade tanto à nossa região como todo o Estado de Pernambuco”, concluiu o deputado Antonio Fernando.

Casa da Construção
Neto Móveis 2
Anderson

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

três × três =