Antonio Fernando e Nininho Carvalho discutem questões do Araripe com MP estadual

Na tarde desta quinta-feira (18.11), o deputado estadual Antonio Fernando (PSC) e o presidente do CISAPE – Consórcio Intermunicipal do Sertão do Araripe Pernambucano, Nininho Carvalho, foram recebidos no Recife, pelo Secretário-Geral do Ministério Público de Pernambuco – MPPE, Maviael de Souza Silva. Na pauta do encontro, uma série de assuntos de interesse direto dos Municípios do Araripe, e dos Sertões Central e do São Francisco.

Um dos pontos de maior destaque, levados pelo deputado Antonio Fernando e pelo Presidente do CISAPE, Nininho Carvalho (que também é prefeito de Parnamirim), tratou sobre a lei de resíduos sólidos, os aterros sanitários e lixões.

“Essa é uma questão de muita preocupação para os prefeitos de nossas regiões sertanejas, que buscam os melhores caminhos para encontrar uma solução para o problema do descarte do lixo dentro das exigências legais. Por isso, procuramos o MPPE para receber orientações que possam ser estendidas aos gestores municipais. E a recepção por parte do Secretário-Geral, Dr. Maviael, foi a melhor possível”, explicou o deputado Antonio Fernando.

“Esse contato do deputado e do Presidente do CISAPE foi fundamental. Desta conversa inicial, vamos formular uma agenda com as áreas específicas do MPPE – que tratam sobre aterros sanitários e meio ambiente, por exemplo – para que o Ministério Público possa orientar os prefeito e atuar da melhor forma na solução conjunta de problemas como esses, que hoje afetam os municípios sertanejos”, afirmou o Secretário-Geral do Ministério Público de Pernambuco – MPPE, Maviael de Souza Silva.

Além da questão do lixo, também foram discutidos outros temas de muita relevância para a população sertaneja. “Temos outros desafios que pedimos a parceria do Ministério Público para a busca das soluções mais adequadas. Um deles é a necessidade de instalação de matadouros regionais que atendam às exigências da legislação. Outro ponto é o abastecimento de água nas áreas sertanejas, que sofrem nas zonas urbanas e rurais, seja pelos racionamentos nas cidades ou pela falta de caminhões-pipas no campo, na época de estiagem”, disse o presidente do CISAPE, Nininho Carvalho.

Para Antonio Fernando, “estas discussões e parcerias entre Ministério Público, Legislativo e representação dos municípios é um excelente meio para que os prefeitos sejam bem orientados pelo MPPE. Deste modo, será possível atender as exigências legais e oferecer soluções que garantam avanços sociais importantes para as cidades sertanejas e suas populações”, afirmou o deputado do Araripe. No encontro, Antonio Fernando também aproveitou para agradecer ao Secretário-Geral, Maviael de Souza, a placa que recebeu nesta semana, como parlamentar estadual, em homenagem aos 130 anos do Ministério Público de Pernambuco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *