Ações do deputado Antônio Fernando agilizam a implantação completa do IML de Ouricuri

Desde a semana passada, o deputado estadual Antonio Fernando (PSC) iniciou uma série de ações parlamentares no sentido de agilizar a imediata instalação completa do IML – Instituto de Medicina Legal de Ouricuri, para atender mais de uma dezena de municípios do Araripe e Sertão Central. Atualmente, o IML de Ouricuri funciona apenas para perícias em pessoas vivas (“IML Vivos”), mas já está garantido pelo Governo do Estado que o serviço será ampliado para periciar também vítimas de morte violenta, o chamado “IML Mortos”.

No Recife, o deputado se reuniu com o Gerente Geral da Polícia Científica, Fernando Benevides, na Secretaria de Defesa Social. No encontro, Antonio Fernando agendou uma visita “in loco” de Benevides para abreviar ao máximo a instalação completa do IML da cidade. O Gerente da Polícia Científica já se deslocará até Ouricuri na próxima semana.

“Precisamos mobilizar todos os envolvidos diretamente na mais breve instalação do IML. A população do Araripe não pode mais esperar para que o Instituto de Medicina Legal comece também a atender com o “IML Mortos”. Nos casos de mortes violentas, é grande o sofrimento das famílias, porque as perícias são feitas muito longe de casa, como em Petrolina, a 200 quilômetros de distância, por exemplo”, afirmou Antonio Fernando.

Nesta semana – mesmo antes da chegada do Gerente Fernando Benevides – Antonio Fernando atuou “in loco” para agilizar a instalação do serviço. Ao lado do Gestor do Instituto de Criminalística em Ouricuri, Rodrigo Paixão, o deputado levantou dados sobre os equipamentos necessários e visitou os possíveis locais onde o “IML Mortos” poderia ser instalado. “Sobre os equipamentos, uma parte já foi disponibilizada pela SDS, como Câmara Fria e Viatura “Rabecão”. Além disso, liberamos uma emenda parlamentar nossa, no valor de R$ 100 mil (Cem mil Reais), exclusivamente para a compra dos equipamentos do IML de Ouricuri”, informou o deputado do Araripe.

O gestor local do IC, Rodrigo Paixão, também informou ao deputado que recebeu nesta semana a equipe de concursados que irá atuar no novo IML, composta por sete médicos legistas, peritos e demais profissionais. Diante disso, o impasse para a instalação do IML envolve o local de funcionamento.

“Os locais que estão disponíveis hoje não têm estrutura nem condições de receber a ampliação dos serviços de perícias para vivos e mortos. Mas acredito que, na próxima semana, com a visita do Gerente Estadual da Polícia Científica, Fernando Benevides, que já está marcada, poderemos ter a definição de um local adequado, de modo a fazer o IML de Ouricuri funcionar de forma integral o mais rápido possível”, concluiu o deputado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *