TRANSPARÊNCIA? TCE considera site da Prefeitura Municipal de Ouricuri Crítico e município fica na posição 153º em PE

O Tribunal de Contas de Pernambuco divulgou hoje o Índice de Transparência dos Municípios de Pernambuco (ITMPE), que avalia a situação dos Portais de Transparência das 184 prefeituras do Estado.  O trabalho, realizado pela Gerência de Auditoria de Tecnologia da Informação (GATI) em parceria com o Departamento de Controle Municipal (DCM), teve como objetivo estimular a melhoria da transparência pública e, consequentemente, o controle social, tornando mais efetivo o exercício da cidadania.

A disponibilização de informações em meio eletrônico de acesso público é uma obrigação prevista em lei. Todos os órgãos públicos, seja da União, Estado e Municípios devem permitir o acesso do cidadão a informações sobre receitas e despesas, pagamentos, licitações, entre outras. A Lei de Responsabilidade Fiscal estabelece critérios mínimos ​de conteúdo disponibilizado e de formas de divulgação.

O levantamento foi realizado entre os meses de abril a novembro de 2015. Durante esse período os técnicos constataram que, das 184 prefeituras do Estado, 179 (97,28%) tinham site e Portal de Transparência. A partir da avaliação dos técnicos do Tribunal de Contas, foi elaborado um ranking com escala de 1000 pontos e 5 níveis de transparência: desejado, moderado, insuficiente, crítico e inexistente.

Desejado – 1 município (Recife)

Moderado – 49 municípios

Insuficiente – 77 municípios

Crítico – 52 municípios

Inexistente – 5 municípios (Gloria de Goitá, Gameleira, Itacuruba, Jataúba e Pombos)

Vamos ao resultado do levantamento nas cidades da Região do Araripe:

8° Moreilândia – Moderado

40° Araripina – Moderado

50° Bodocó – Moderado

59° Santa Filomena – Insuficiente

72° Trindade – Insuficiente

92° Granito – Insuficiente

110° Ipubi – Insuficiente

124° Santa Cruz – Insuficiente

153° Ouricuri – Crítico

171° Exu – Crítico

Na pontuação de 0 a 1000, Ouricuri pontuou 104.

Critérios – O índice elaborado pelo TCE se baseou em 51 critérios, subdivididos em 149 subcritérios de avaliação, que incluíram, desde o conteúdo apresentado nos sites, até a utilização dos recursos tecnológicos exigidos pela LRF e Lei de Acesso à Informação.

Da Redação do Blog do Edy Vieira/Informações do site do TCE-PE/Cariri Filho

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