Trabalhadores da empresa Alumini realizam caminhada pelo Centro do Recife

Trabalhadores da empresa de montagem industrial Alumini Engenharia – antiga Alusa – bloquearam a avenida Agamenon Magalhães, no sentido Boa Viagem, na manhã desta quarta-feira (19), por volta das 7h30, em frente ao Ministério do Trabalho e Emprego. Após o fim do bloqueio, os profissionais seguiram para o Palácio do Campo das Princesas. A Alumini é fornecedora da Refinaria Abreu e Lima, no Complexo de Suape. Os trabalhadores pedem o pagamento dos salários e dos benefícios atrasados.

Depois de realizar o bloqueio por cerca de 30 minutos, os trabalhadores decidiram realizar uma caminhada pela avenida. Eles pegaram a avenida Conde da Boa Vista e têm o objetivo de ir até o Palácio do Campo das Princesas, na Praça da República, no bairro de Santo Antônio, na área Central do Recife – o intuito é pedir ao governo estadual para participar da resolução do problema. Muitos trabalhadores estão queimando as fardas da empresa e deixando jogadas no meio da rua. Ao todo, a empresa conta com seis mil funcionários, com cerca de 500 deles participando da manifestação.

Os trabalhadores da empresa alegam que todos os seis mil funcionários estão com salários atrasados. “Precisamos pressionar o governo e cobrar uma atitude deles. Além do problema financeiro, os alojamentos estão sem energia, água e limpeza”, argumenta Aldo Amaral, presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplenagem em Geral no Estado de Pernambuco (Sintepav-PE). Ainda de acordo com eles, mais de 1,5 mil não receberam vale-alimentação.

Ainda pela manhã, uma comissão formada pelo Sintepav-PE e trabalhadores foi recebida pelo secretário-executivo de Planejamento e Gestão da Casa Civil, Ivan Rodrigues. Segundo o governo estadual, o Estado não poupará esforços na mediação do conflito e que, a partir de agora, além de um contato permanente com os representantes do sindicato, irá acionar outros entes do Governo que possam ajudar na solução do problema.

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) acompanha a manifestação, além de policiais militares. A CTTU pediu que os condutores de Olinda evitassem a avenida Agamenon Magalhãoes, com orientação para ir pela Estrada de Belém.

Salários atrasados

Na última quinta-feira (13), o Sintepav-PE deu entrada em ação judicial, no Ministério Público do Trabalho, contra a Alumini Engenharia. Durante audiência realizada na manhã do dia 12, na Procuradoria Regional do Trabalho da 6ª Região, foi colocado em ata o pedido de rescisão indireta para todos os seis mil trabalhadores que ainda estão ligados à Empresa Brasileira de Engenharia – Alusa e à Construtora Barbosa Mello – Alusa.

Pagamento em juízo

Em nota, a Petrobras negou a dívida de R$ 1,2 bilhão com a Alumini Engenharia, mas admitiu que cumpriu liminar que a obrigou a fazer depósito em juízo à empresa. A Alumini diz que a dívida bilionária provocou o atraso do pagamento de obrigações trabalhistas a pelo menos 4.600 operários da obra da Refinaria Abreu e Lima.

Da redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *