Sindicatos negam paralisação geral nesta sexta-feira; ônibus e metrô serão mantidos

Nas últimas semanas, um boato tem circulado pelas redes sociais – como o aplicativo móvel WhatsApp e o Twitter – sobre uma suposta paralisação nacional nesta sexta-feira (26). Em um dos trechos, o autor – que não se identifica e nem menciona qualquer sindicato – afirma: “Vamos parar o Brasil por 24:00. Nada funcionará, ônibus, metrô, postos de gasolina, restaurantes, supermercados, etc…”. Apesar de um dos textos falar que “nada funcionará” durante o dia, centrais sindicais e organizações ligadas a movimentos trabalhistas negam a informação, inclusive trabalhadores do transporte público.

Metroviários emitiram nota na página do Facebook

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE), por exemplo, se manifestou, por meio do seu perfil no Facebook, esclarecendo que os trabalhadores do sistema não cruzarão os braços. A mesma informação foi divulgada pelo Sindicato dos Rodoviários, que afirmou que, “por hora, não há indicativo de paralisação, em função do início da campanha salarial”.

Nesse sentido, o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE) esclareceu que realizou um acordo com a entidade que representa os rodoviários, junto ao Ministério Público do Trabalho, por meio do qual uma cláusula de lealdade garante que nenhuma paralisação ou protesto será promovido até o final das negociações do dissídio coletivo da categoria, a ser iniciado na próxima semana.

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) também se posicionou, através de uma postagem no Facebook, reiterando que não foi feita nenhuma convocação para uma paralisação nesta sexta-feira.

Da Redação do Blog do Edy Vieira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *