Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Ouricuri mais parecia reunião interna de pauta, Presidente diz que falta o vereador ver a pauta antes da sessão

Quem foi ao plenário da Casa Rodrigo Castor em Ouricuri na última Sessão Ordinária (12) se deparou com algo meio que inusitado e muitos não entenderam nada ou quase nada.

No momento da apresentação das indicações e justificativas até que começou bem, mas, depois das discussões da indicação de nº 005/16 de autoria do vereador Edvaldo Torres, indicando ao prefeito Municipal, instaurar processo administrativo contra a CELPE em razões das cobranças abusivas nas contas de luz no município de Ouricuri.

Houve uma intervenção da assessoria jurídica que na hora da votação usando a tribuna informando que não poderiam votar a indicação por que pede a instauração de processo administrativa e segundo a lei a instauração de processo requer provas e como ocorrem em outros processos as ouvidas.

Os presentes começaram a questionar se não seria o caso de terem discutido antes de ser colocada em apreciação pelos edis essas orientações já que no plenário deixou visivelmente constrangido o vereador Edvaldo que teve que retirar sua indicação de pauta.

E a reunião segue com mais discussões em relação ao que pode e não pode.

Contudo, a maior polêmica não foi em relação aos conteúdos das indicações e suas importâncias e sim pela gramática na indicação de nº 009/16 de autoria do vereador Cléber Cunha que solicita a prefeitura que providencie a completa manutenção das ruas dos bairros e Distritos, com patrolamento, ensaibramento, limpeza de valas, consertos e limpeza de esgotos e bueiros, como também o calçamento da maioria das ruas.

O edil Edvaldo solicitou a mesa diretora que retirasse de pauta esta indicação, pois, na visão dele a matéria não permitiria que outros apresentassem novas solicitações por que no texto diz: todos os bairros e distritos.

Mais polêmica e foi sugerido que ou todos assinavam ou a indicação apresentada por Cléber seria retirada de pauta. No final todos assinaram.

No final do debate que deveria ser interno sobre a pauta, a nossa reportagem questionou o presidente da Câmara o vereador Gildejânio Melo se houve uma discussão entre os parlamentares antes de a pauta ser colocada em votação e como resolver tal situação para não deixar o vereador constrangido nem oferecer a comunidade um debate sem interesse para o cidadão.

Segundo o presidente estava em pauta sete indicações onde duas foram repetidas e retiradas de pauta por que já tinha sido apresentada, a outra com mais discussão foi a que de maneira genérica solicitava serviços para todas as ruas e bairros mais chegamos ao consenso todos assinado.

Sobre a questão gramatical que promoveu o maior debate Gildejânio disse que precisa o vereador ler a pauta antes para não acontecer o que aconteceu no plenário.

E sobre a questão gramatical requer mais atenção e se houver alguma dúvida procurar a assessoria jurídica da casa, completou.

O maior tempo da sessão foi essas discussões que só cansam o cidadão que vai acompanhar do plenário os trabalhos dos edis e dos profissionais da imprensa que levam aos ouvintes e leitores as informações do Poder Legislativo Municipal de Ouricuri que diga se de passagem, nada proveitosa.

Da Redação do Blog do Edy Vieira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *