Senado aprova MP que isenta de pedágio eixo suspenso de caminhão

A Medida Provisória que isenta os eixos suspensos de caminhõesda cobrança de pedágio nas rodovias do país foi aprovada pelo Senado nesta quarta-feira (8). O texto foi aprovado pela Câmara dos Deputados na terça-feira (7) e segue para sanção do presidente Michel Temer.

A medida foi editada em maio por Temer e faz parte do pacote de propostas negociado com o objetivo de encerrar a paralisação dos caminhoneiros que parou também as rodovias do país. A isenção dos eixos suspensos era uma reivindicação da categoria, mas é contestada pelas concessionárias de pedágios.

Nas carretas vazias, por economia, os eixos sobressalentes são mantidos suspensos e não tocam a pista. Dessa forma, não há desgaste dos pneus. Os sindicatos de caminhoneiros entendem que a isenção de pedágio é justificada porque, sem o contato do pneu com o solo, o desgaste do asfalto é menor.

As concessionárias argumentam que o desgaste do asfalto não está ligado diretamente à quantidade de eixos que tocam o solo, mas à pressão que cada eixo exerce sobre a via. Nesta quarta, os senadores também aprovaram outra medida provisória relacionada à greve. A MP destina 30% dos fretes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para caminhoneiros autônomos.

Da Redação do Blog do Edy Vieira/Folha PE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *