Semana pela Paz em Casa agilizou mais de 4 mil processos sobre violência doméstica

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) agilizou mais de quatro mil processos de violência contra a mulher durante a Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa, realizada entre os dias 9 e 13 deste mês. Cerca de 1.500 audiências foram realizadas em todo o Estado. O balanço da mobilização foi divulgado nesta terça-feira (17).

Ao todo, 13 júris foram realizados, 789 sentenças, assinadas, e 536 pedidos de medidas protetivas, examinados. Das audiências, mais de 800 foram relativas à violência doméstica, 200 a crime de ameaça e 120 a lesões corporais. A Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa foi coordenada pela ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia.

Também integrou as atividades a sanção da lei que cria Varas de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher em Caruaru e Petrolina, no Interior. O projeto da lei foi de iniciativa do presidente do TJPE, desembargador Frederico Neves. Atualmente, existem sete Varas de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, situadas no Recife e na Região Metropolitana.

O Judiciário também contou com uma Vara de Violência Doméstica itinerante, que funcionou ao lado de uma delegacia móvel da Secretaria de Defesa Social (SDS). Uma equipe interinstitucional composta por juízes, promotores, defensores, delegados, assistentes sociais, psicólogos e oficiais de Justiça atendeu mulheres em busca de orientação e apoio.

Da redação do blog do edy.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *