Secretaria de Saúde realiza mutirão de combate à dengue e hanseníase nesta sexta

Na manhã desta sexta-feira, 26, a Secretaria Municipal de Saúde realizará mais uma ação preventiva no combate à dengue e hanseníase. O mutirão será realizado por agentes de endemias, coordenadores de vigilância em saúde e equipes de saúde da família nos bairros do Aeroporto, Pindorama e São Francisco.

A atividade terá inicio às 8h e será feita porta a porta a fim de detectar e eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue. Será feito ainda o recolhimento de informações sobre casos suspeitos de hanseníase para que haja, se necessário, o tratamento adequado para a cura da doença.

O mutirão é parte das ações permanentes da Prefeitura Municipal de Ouricuri para verificar a situação de saúde da população, bem como para execução de ações preventivas e práticas de saúde adequadas ao enfrentamento dos problemas de saúde existentes.

Até o momento, foram realizados mutirões nos bairros Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora do Carmo e no povoado Barra de São Pedro. Nos próximos meses a ação envolverá outros bairros e comunidades do município.

Hanseníase

A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa causada por um bacilo denominado Mycobacterium leprae. Não se trata de uma doença hereditária, mas ela se desenvolve de acordo com as características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada.

Os principais sintomas são: Sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato. A hanseníase tem cura e o tratamento é feito gratuitamente na rede municipal de saúde.

Da redação/ASCOM PMO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *