Secretaria de Saúde intensifica ações do Outubro Rosa no Município

Para garantir que no município de Ouricuri, as mulheres tenham acesso a serviços e informações acerca do câncer de mama e câncer de colo de útero, a Prefeitura Municipal de Ouricuri por meio da Secretaria de Saúde tem intensificado as ações em diferentes bairros e povoados com palestras e exames.

No último dia 15 a população do Residencial São Sebastião pôde tirar duvidas com  a equipe do Núcleo de Assistência em Saúde da Família (Nasf). Na ocasião, foram mencionadas dicas para que as mulheres consigam identificar precocemente nódulos nos seios, com auxílio do autoexame da mama, bem como sobre a importância da mamografia e do exame preventivo conhecido como papanicolau.

Outras comunidades e bairros também já foram beneficiados com esta ação, a exemplo do Povoado do Lopes, bairro Nossa Senhora do Carmo e centro com palestras nos Postos de Saúde da Família (PSF). A Prefeitura também contratou  um biomédico que está fazendo consultas e exames de prevenção do colo de útero no centro materno infantil  a partir das 7h da noite.  O resultado sai em 48h.

A ação se estende até o próximo dia 24 de outubro no Centro Materno  Infantil localizado na Praça Voluntária da Pátria, popularmente conhecida como praça de eventos. A realização de exames foi iniciada no dia 06 de outubro, e até o momento foram realizados mais de 85 exames e 30 solicitações de mamografia.

Para marcar as comemorações do Outubro Rosa no município, a Secretaria de Saúde está preparando uma grande passeata prevista para acontecer no dia 27, dia D das ações pelo combate ao câncer de mama e de colo de útero.

Da redação/ASCOM – Prefeitura Municipal de Ouricuri – PE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *