Quase metade das vagas da UFPE não é preenchida

Quase a metade das vagas que a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) disponibilizou no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação, não foi preenchida. Dos 6.562 candidatos aprovados, 3.673 se matricularam essa semana, o que representa 56% do total de estudantes que conquistou vaga. Outros 2.889 (44%) não compareceram à instituição. Significa que essa vagas não preenchidas serão disponibilizadas, nos remanejamentos, para novos vestibulandos.

“A quantidade de vagas preenchidas está dentro do esperado. Mantive contato com outras universidades que participam do Sisu há mais tempo e soube que a média é essa. Na Universidade Federal do Ceará, por exemplo, que foi mais concorrida que a UFPE, gira em torno de 40% as vagas ociosas”, comenta a pró-reitora acadêmica da UFPE, Ana Cabral.

O remanejamento sai dia 3 de março. Medicina, um dos cursos mais concorridos, teve 78 vagas ociosas. Foram 47 no Recife (de 140 ofertadas) e 31 em Caruaru (de 80 abertas). Para direito serão convocados 69 novos candidatos. Não houve matrícula em 29 vagas no turno matutino e 40 no horário noturno.

Das 395 vagas do conjunto das engenharias (CTG), que no Sisu aparece com a nomenclatura ABI (Área Básica de Ingresso), foram 172 vagas sem serem ocupadas. Administração teve 136 vagas liberadas (97 no Recife e 39 em Caruaru). Em odontologia serão convocados 80 estudantes. A lista completa com o quantitativo de vagas ociosas será divulgada segunda-feira, segundo Ana Cabral.

Podem concorrer nos remanejamentos os candidatos que se inscreveram, até ontem, na lista de espera do Sisu. Após o Carnaval, no dia 20 de fevereiro, a UFPE divulgará a lista dos estudantes convocados para confirmarem a intenção de ocupar uma vaga na universidade.

UNIVASF – A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) teve 711 vagas não preenchidas. No total, a instituição ofereceu 1.370 vagas no sistema. Em medicina sobraram 27 vagas: 12 no câmpus de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, e 15 em Paulo Afonso, na Bahia. Segundo a universidade há vagas remanescentes em todos os 24 cursos presenciais de graduação.

da redação do blog do edy.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *