Profissionais de saúde do Sertão de PE recebem capacitação para combater arboviroses

A partir desta terça-feira (15), até a próxima segunda-feira (17), profissionais das Gerências Regionais de Saúde (Geres) de Petrolina, Salgueiro e Ouricuri, no Sertão de Pernambuco, discutem ações para evitar casos de dengue, chikungunya e zika nesta região do estado.

O encontro, promovido pelo Programa de Controle das Arboviroses da Secretaria Estadual de Saúde (SES), está sendo realizado na sede da IX Geres, em Ouricuri.

Durante o encontro, coordenadores de vigilância epidemiológica serão atualizados sobre notificação e encerramento dos casos nos sistemas de informação, além de investigação de óbitos. A SES informou que, na última semana, a capacitação foi voltada para os coordenadores de endemias e abordou o controle do mosquito Aedes aegypti, os indicadores dos municípios, índice de infestação e as coberturas de visitas domiciliares.

De acordo com a SES, até o momento, os 19 municípios das Geres de Salgueiro, Petrolina e Ouricuri notificaram 418 casos suspeitos de dengue (21 confirmados), 102 de chikungunya (11 confirmados) e 15 de zika (sem confirmação).

No estado, ainda segundo a Secretaria de Saúde, as notificações diminuíram 90%, comparado aos números de 2016.

Da Redação do Blog do Edy Vieira/G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *