Professores conquistam reajuste integral do piso de 6,81%

O SINDSEP realizou Assembleia Geral Extraordinária nesta sexta-feira(29) para discutir a nova proposta de reajuste salarial do piso do magistério oferecida pelo Governo Municipal.

A reunião aconteceu no Auditório do SINDSEP e contou com a presença de muitos professores.

Inciou-se às 10:30h com a leitura do Edital de Convocação pelo Secretário de Comunicação Luiz Arcenio.

Em seguida a Presidenta do SINDSEP Expedita Ribeiro fez a abertura da reunião e passou a palavra à Secretária Geral Fagna Leide, que fez a leitura da ata da assembleia anterior. Como não houve manifestação contrária, a ata foi aprovada.

A Presidenta apresentou a pauta da assembleia a ser deliberada. Disse que a Campanha Salarial 2018 atingiu o objetivo. Conquistando os reajustes salariais para todas as categorias, sendo de 1,81% para os servidores ainda no mês de março, retroativo a janeiro. Incluindo os ACSs e ACEs que estavam sem reajuste salarial desde 2014. Reajuste de 3% para os professores, retroativo a janeiro.

A partir daí o governo municipal, que havia se comprometido em no mês de maio retomar as negociações, passou a ficar em silêncio, apesar das várias tentativas do SINDSEP cobrando o restante do reajuste salarial para os professores de 3,81%.

A Presidenta explicou que diante do silêncio do governo, decidiu convocar assembleia, que aprovou calendário de manifestações em defesa da lei do piso, com paradas todas as quartas-feiras e manifestações de rua. Além de ocupar a Câmara de Vereadores todas as terças-feiras durante a sessão.

Dia 13/6 em frente a prefeitura com ocupação do prédio; dia 20/6 na Praça Frei Damião com denúncias públicas contra a gestão e no dia 27/6 passeata pelas principais ruas. Ainda visitação às escolas, onde comprovou-se adesão total dos professores às paradas.

No dia 26/6, pela manhã, o Prefeito Ricardo Ramos convidou a diretoria do Sindicato para uma reunião, que durou cerca de duas horas. Ao final o prefeito firmou compromisso com o SINDSEP de pagar o reajuste de 3,81% aos professores e parte do retroativo salarial. À noite, na Câmara de Vereadores, divulgamos da tribuna os detalhes da proposta aos professores e pedimos aos vereadores apoio na votação do acordo.

A Presidenta colocou a proposta em discussão. Alguns professores se manifestaram contrários. Mas a maioria se posicionou favorável a proposta.

A votação confirmou a tendência pela aprovação da proposta. Sendo 2% de reajuste retroativo a junho e de 1,81% retroativo a outubro.

O Projeto de Lei já esta na Câmara Municipal e deverá ser votado em sessão extraordinária ainda a ser combinada a data.

A Diretoria do SINDSEP irá fiscalizar o cumprimento do acordo, os cálculos dos reajustes e dos retroativos.

A Diretoria considera positiva as conquistas de 2018 e parabeniza os filiados que lutaram bravamente pelos seus direitos.

Da Redação do Blog do Edy Vieira/SINSEP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *