Prefeito Ricardo Ramos, consegue destravar e vai tirar do papel obra parada há 15 meses em Ouricuri

Com apenas 16 dias de seu segundo mandato a frente do município de Ouricuri, o Prefeito Ricardo Ramos tem mais uma conquista, consegue destravar e vai tirar do papel uma obra que estar parada e que teve seu inicio há 15 meses, trata-se do “CER” (Centro de Especialidades em Reabilitação), localizado por trás do Atacadão Pajeú. Visando assim mais uma fonte de geração de emprego e renda para os Munícipes.

“O CER é o maior beneficio já conquistado para as famílias Ouricurienses na área de saúde. A obra é tratada como referência em reabilitação na América Latina. É mais uma grande conquista de nossa gestão e um benefício para as famílias de nossa querida cidade”, comemora o Prefeito Ricardo Ramos.

SERVIÇO

O Centro Especializado em Reabilitação é composto por uma equipe multidisciplinar constituída por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, enfermeiros, psicólogos, neuropediatras e fonoaudiólogos. A habilitação e reabilitação, visam garantir o desenvolvimento de habilidade funcionais das pessoas com deficiência para promover sua autonomia e independência.

CER III

O Ministério da Saúde habilitou Municípios, Estados e o Distrito Federal a receberem recursos referentes às obras de Centros Especializados de Reabilitação (CER), segundo a portaria GM/MS 3.183, de 24 de dezembro de 2013 e Portaria GM/MS 200, de 12 de fevereiro de 2014: Construção do CER

O CER (Centro de Especialidades Regionais) é um ponto de atenção ambulatorial especializada em reabilitação, que integra a rede de cuidados à pessoa com deficiência, oferecendo ao usuário do SUS, acompanhamento e cuidados integrais para as pessoas com deficiência, possibilitando que as mesmas façam suas próprias escolhas, com garantia de autonomia, independência e liberdade, com respeito aos seus direitos garantidos em lei, garantindo acesso de qualidade aos serviços de saúde, atenção humanizada, promoção de equidade, de respeito as diferenças e aceitação das pessoas com deficiência.

Esse centro de especialidades, constitui-se de uma rede de pesquisa de inovação tecnológica em reabilitação, podendo ainda ser pólo de qualificação profissional no campo da reabilitação por meio de educação permanente, articulando-se com a rede de Atenção Básica, Atenção Especializada, Hospitalar e de Urgência e Emergência.

Na região do Araripe, a Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência caracteriza-se como um dos maiores problemas no contexto do funcionamento do Sistema Único de Saúde, pela inexistência dos serviços a nível regional, se fazendo necessário a estruturação de uma rede de cuidados que possibilite o atendimento integral no âmbito do SUS.

Atualmente o panorama regional tem justificado a implantação do CER no município de Ouricuri, tendo em vista o alto índice de pessoas com deficiência em nossa região, agravados pela falta de políticas públicas que possibilitem o acolhimento das pessoas, gerando uma sobrecarga a outras regionais de saúde no atendimento aos nossos pacientes.

O IBGE ainda destaca que a região Nordeste registra os maiores níveis para todas as deficiências, fato que reforça a necessidade de implantação de centros de reabilitação com o objetivo de atender a população especialmente da região do Araripe, com sede no município de Ouricuri, por ser uma cidade central de fácil acesso aos municípios circunvizinhos.

O CER realizará atendimento de pacientes com deficiência auditiva, visual e intelectual. A deficiência física será implantada conforme o funcionamento do programa.

Da Redação do Bog do Edy Viiera/ASCOM/PMO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *