Prefeito lidera com 6 pontos de frente em Ouricuri

Por: Magno Martins

Os números da pesquisa do Instituto Opinião, encomendada por este blog, mostram o prefeito Ricardo Ramos (PSDB) liderando as intenções de voto por seis pontos. Se a eleição fosse hoje, o tucano teria 45,4% das intenções de voto contra 39,4% de Vitor de Botinha, candidato do Solidariedade. Os prefeituráveis Júlio Macêdo (PSTU) e Pedro do Pipa (PDT) surgem empatados numericamente, com 1,7% cada. Brancos e nulos somam 3,7% e os indecisos são 8,1%. Se vier a ser reeleito dentro dessa margem, Ricardo quebrará um tabu: nunca um prefeito conseguiu emplacar a reeleição no município.

 Na consulta espontânea, em que o entrevistado precisa lembrar o nome do prefeiturável sem o auxílio do disco com todos os nomes, Ricardo também está em primeiro, com 43,1%, enquanto Vitor foi lembrado por 35,4%. Pedro foi citado por 1,1% e Júlio mencionado por 0,3%. Neste cenário, os indecisos chegam a 18,1% e brancos e nulos registram 2%.

Quanto à rejeição, Vitor de Botinha apresenta o maior percentual: ele não seria votado por 24,9%; Já Ricardo Ramos é rejeitado por 22,6%. Pedro do Pipa tem a rejeição de 17,7% e 3,7% não votariam em Júlio Macêdo. Dos consultados, 28,5% não rejeitam nenhum candidato e 2,6% rejeitam todos.

O levantamento do Instituto Opinião, de Campina Grande (PB), foi a campo entre os dias 31 de outubro e 01 de novembro, com a aplicação de 350 questionários. A margem de erro é de 5,2 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança de 95%. A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação.

A consulta é representativa dos eleitores da área pesquisada (o município de Ouricuri) e foi feita da seguinte forma: primeiro na aleatorização da amostra em quatro estágios (bairro/localização, rua, domicílio e entrevistado) e depois em um controle das variáveis (sexo e faixa etária), ponderado de acordo com os dados obtidos junto ao TSE e TRE-PE. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo PE-00828/2020.

Quando o levantamento é estratificado, Ricardo Ramos atinge os maiores percentuais entre os eleitores jovens (50%), entre os eleitores com grau de instrução médio (49,6%) e entre os eleitores com renda familiar acima de dois salários (52,3%). Por sexo, tem a preferência e de 47,3% dos homens e 43,6% das mulheres.

Já Vitor de Botinha tem os melhores índices entre o eleitorado jovem (42,2%), entre o eleitorado com grau de instrução superior (45,9%) e entre o eleitorado com renda de até dois salários (40,5%). Por sexo, 39,6% são homens e 39,2% são mulheres.

AVALIAÇÃO DE GESTÃO

O Instituto Opinião também consultou os entrevistados sobre o grau de satisfação com os três níveis de poder – federal, estadual e municipal. A gestão do prefeito Ricardo Ramos tem a aprovação de 57,4% e é desaprovada por 33,7%. Já 8,9% não responderam.

O governador Paulo Câmara (PSB) tem desaprovação de 41,7% e aprovação de 37,1%. Já o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) conta com desaprovação de 52,9% e é aprovado por 29,4%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *