Prefeito de Santa Maria da Boa Vista entrega à população o Centro de Artesanato

O município  de Santa Maria da Boa Vista deu a largada neste sexta-feira(17) a um novo projeto de geração de renda no âmbito da cultura local, com a inauguração do Centro de Artesanato, numa iniciativa da Prefeitura através da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Em clima de festa por parte dos artesãos e amantes das artes, o prefeito Humberto Mendes entregou o espaço que já passa a funcionar, nas imediações da BR-428, no bairro Santa Luzia.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Silvia Graciliano, destacou que o centro chega num momento importante considerando que “turismo é uma atividade de desenvolvimento econômico que gera renda em diversos setores”. “Dessa forma o artesanato é uma atividade cultural que impulsiona a economia, contudo, não adianta produzir sem ter onde escoar e comercializar”, destacou Silvia, apontando que o centro é um espaço público mantido pelo município para valorizar os artesãos, desde que todos se cadastrem e produzam no município.

Futuramente, o Centro de Artesanato vai expor para venda vários tipos de vinhos produzidos na região de Santa Maria.

O prefeito Humberto Mendes, após oficializar a inauguração, destacou que se trata de uma obra de grande importância do ponto de vista da valorização do talento dos artesãos que são atores da geração de renda no setor. “Artesanato é forte em Pernambuco e a gente se faz presente nessa cadeia. É uma forma de gerar emprego e renda, e dar sustentação a toda uma cadeia  produtiva”, observou o prefeito.

Humberto Mendes, Luciene Brito ao Centro e Adão Dias Sec. Educação BV

A presidente da Associação dos Artesãos de Santa Maria da Boa Vista (ARTBOA), Luciene Brito, comemorou a iniciativa ao lado de vários artistas da terra e apontou que a iniciativa é a melhor possível para se valorizar a produção local e o papel social dos artistas que vivem do seu trabalho. “Temos um artesanato enriquecedor feito por pessoas dedicadas que antes do ideal financeiro, tem amor e dignidade por sua arte em suas respectivas linguagens artísticas”, completou.

O Centro de Artesanato estará aberto sempre de segunda à sábado em horário comercial.

Durante a cerimônia, o artista plástico cearense Lenivaldo presenteou o prefeito Humberto Mendes com uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município.

Participaram ainda da solenidade, os secretários de Cultura, Alice Jericó; da educação, Adão Dias; da Infra-estrutura, Sidney Carvalho; o produtor artístico Alfredo Cruz , além de outras lideranças políticas e pessoas da comunidade. (ASCOM)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *