Prefeita de Trindade-PE, Helbinha enfrenta primeiro protesto antes de completar 150 dias de gestão

A prefeita do município de Trindade, Helbinha de Rodrigues do (PSL), eleita nas eleições municipais de 2020, após obter 63,48% dos votos. Assumiu em 1º de janeiro de 2021 o comando do executivo municipal com a difícil missão de escrever uma nova história no município durante os 4 anos do seu governo.

A prefeita iniciou o mandato já com um grande desafio, gerenciar as ações e as restrições no município de Trindade em decorrência da pandemia do COVID-19, ainda por conta do atual momento, é visível o aumento do aborrecimento de aliados por não estarem fazendo parte da gestão, visto que, vários serviços estão paralisados e consequentemente a impossibilita de contratar mais pessoas.

Na última terça-feira dia 25 de maio, servidores concursados, pensionistas e aposentados do município realizaram um protesto em frente ao prédio do Poder Legislativo antigo Cine Teatro, a manifestação teve como intuito mostrar a insatisfação da categoria com o projeto de lei nº 013/2021, através do qual a Prefeita Helbinha de Rodrigues propôs a adequação da Lei Municipal n°. 686/2006, a proposta chegou à Casa Legislativa no dia 18 de maio, que deveria acontecer a primeira discussão e votação, mas o vereador Kilon Alencar solicitou vista por entender que necessitava de mais tempo para estudar melhor a matéria.

Em resumo, o projeto pretende aumentar o desconto previdenciário dos funcionários concursados ativos de 11 para 14%, e dos inativos (aposentados e pensionistas) passará de 0 para 14%.

Logo que ficaram sabendo da tramitação do projeto de lei, vários membros da categoria se organizaram para tentar impedir a aprovação proposta. No decorrer da semana, representantes da classe estiveram concedendo entrevistas nas rádios da Região do Araripe; Arari FM (Araripina), Grande Serra FM e Voluntários FM (Ouricuri) e Pop Brasil FM (Trindade).

“Estivemos em várias rádios da Região para mostrarmos o quanto será prejudicial para a categoria caso seja aprovado o referido projeto, aproveitamos ainda os espaços cedidos pelas emissoras para apelarmos aos vereadores que não fizessem essa crueldade com nós que dedicamos nossas vidas em prol do município Trindade.” Disse Maria Dagma

Observando as movimentações da categoria e ciente da possível manifestação, o presidente da câmara, Serra Branca, apresentou uma emenda modificativa ao projeto, sendo subscrita pelos demais vereadores aliados da prefeita. A emenda pretende aplicar os descontos de forma progressiva aos aposentados e pensionistas de quaisquer dos Poderes do Município, incluídas suas Autarquias e Fundações, será progressiva e de acordo como valor total dos proventos ou pensão por morte.

Confira a tabela:

Valor dos Proventos em RSAlíquota (%)
1.100,000,00
1.101,00 à 1.500,00012,00
1.501,00 à 2.000,0012,50
2.001,00 à 3.000,0013,00
3.001,00 à 5.000,0013,50
Acima de 5.001,0014,00

Ainda no dia 25, foi apresentado outra emenda pelo vereador Emílio Leocádio ao projeto de lei. O presidente da casa encaminhou as emendas para as comissões e o vereador Leomar Cavalcante foi escolhido como relator e apresentará seus pareceres na próxima reunião marcada para o dia 1º de junho as 16h.

Segundo os representantes da categoria, eles irão acompanhar de perto todos os detalhes da tramitação do projeto na casa legislativa. A primeira votação do projeto está previsto para acontecer no dia 08 de junho.. (Por: Portal Híbrido)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *