Poços instalados pela Codevasf levam água a famílias do Sertão Pernambucano

Trinta famílias de Parnamirim, no Sertão Pernambucano, foram beneficiada com a perfuração e instalação de poços.

O agricultor Maciel da Silva, do povoado de Canafístula, em Parnamirim, no Sertão Pernambucano, é um dos integrantes das 30 famílias da comunidade, beneficiada com a perfuração e instalação de poços pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em cidades do semiárido, como reforço hídrico na região que sofre com constantes estiagens.

Maciel revela que caminhava em média seis quilômetros para buscar água para o consumo da família, mas que essa rotina mudou após a instalação do poço.

“A gente fica grato porque a dificuldade era muito grande. Tinha que ir buscar água do outro lado da barragem”, disse Maciel.

Ele também usa a água do poço também para higiene pessoal, matar a sede dos animais e regar um pequeno canteiro com plantio de milho e feijão.

Outro morador do povoado, o agricultor Expedito José de Lira, concorda com o amigo Maciel e conta como as coisas melhoraram com a chegada do poço. “A gente tinha que ir longe, levar os animais para beber água. Agora a água está bem perto da gente, quase no terreiro de casa”, comemorou.

O povoado de Canafístula fica a cerca de seis quilômetros do centro de Parnamirim e é uma das muitas comunidades, localizadas em municípios na área de atuação da 3ª Superintendência Regional da Codevasf, em Petrolina (PE), que foram contempladas com investimentos para a perfuração, instalação e montagem de poços no ano de 2014.

Além de Parnamirim, outras cidades pernambucanas foram beneficiados, como Afrânio, Petrolina, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Belém do São Francisco, Dormentes e Lagoa Grande. No total, foram instalados 300 poços tubulares na região, um investimento de mais de R$ 6,2 milhões.

Segundo o gerente de Revitalização de Bacias Hidrográficas da 3ª Superintendência Regional da Codevasf, o engenheiro civil Elijalma Augusto Beserra, a alegria dos agricultores Maciel e Expedito, beneficiados com um dos mais de 300 poços já instalados pela Companhia no estado, é o que mais gratifica esse tipo de ação do governo federal.

“O trabalho da Codevasf é fazer chegar mais poços onde a necessidade for maior”, frisou.

Da Redação do blog do Edy Vieira/Codevasf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *