PF deflagra nova fase de operação contra fraudes no Auxílio Emergencial

Foi deflagrada nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (11), uma nova fase da operação ‘Parcela Nordestina’, que combate fraudes nos pagamentos do Auxílio Emergencial. A ação está sendo realizada em três estados, nas cidades de Salvador, Maceió (AL) e Natal (RN).

De acordo com a Polícia Federal estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e um mandado judicial de afastamento de sigilo bancário referente aos investigados. A operação visa a desarticulação de organizações e associações criminosas que atuam causando prejuízos ao programa assistencial.

Conforme a polícia, aproximadamente 51 contas do Auxílio Emergencial foram fraudadas, sendo transferidos os valores depositados para contas vinculadas aos fraudadores e para pagamentos de boletos bancários emitidos pelos próprios suspeitos, resultando num prejuízo inicial apurado superior a R$ 50 mil.

operação parcela nordestina
Divulgação / PF

As fraudes foram identificadas no período entre abril e maio de 2020, apenas àquelas contestadas pelas vítimas. A PF investiga outros desvios, em diferentes períodos que o benefício foi disponibilizado, podendo chegar a um montante ainda maior.

A operação ‘Parcela Nordestina’ é realizada pela Polícia Federal, Ministério Público Federal, Ministério da Cidadania, CAIXA, Receita Federal, Controladoria-Geral da União e Tribunal de Contas da União, instituições que participam da Estratégia Integrada de Atuação contra as Fraudes ao Auxílio Emergencial (EIAFAE).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *