Petrolina tem melhor saúde de PE e 8° melhor do Brasil

A Atenção Básica à Saúde no município de Petrolina, no Sertão do Estado, foi classificada como a melhor de Pernambuco e a oitava melhor no Brasil. É o que aponta avaliação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), feita pelo Ministério da Saúde entre setembro e novembro de 2017. Os dados referentes ao desempenho dos setores da saúde bucal devem ser divulgados no mês de dezembro.

O desempenho identificado pelo PMAQ é utilizado para priorizar o repasse de recursos: quanto melhor o desempenho, mais recursos são transferidos. São analisadas as equipes de saúde da família, estruturas e equipamentos das unidades de saúde, classificando-as como “Ótimo”, “Muito Bom”, “Bom” ou Regular.

Petrolina alcançou três “Ótimos”, cerca de 30 “Muito Bons”, cerca de 30 “Bons” e cinco “Regular”, números superiores aos de 2015, quando o município recebeu mais de 60 “regular”, 11 “bons” e dois “ótimos”. Assim, o repasse, que era de R$ 218.300, teve um aumento de 120%, subindo para R$ 496.145.

A secretária de Saúde de Petrolina, Magnilde Albuquerque, afirma que o resultado foi possível graças ao esforço conjunto de todos os setores da pasta. (Folha PE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *