Pernambuco deverá ter 83 municípios com voto biométrico nas eleições de 2016

Nas eleições de 2016, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) prevê que 83 municípios estejam com o voto biométrico implantado, em todo o estado. A ampliação do voto biométrico atende a uma das promessas do TRE: uma apuração de votos mais ágil nas próximas eleições. A medida também torna as eleições mais seguras.

A urna eletrônica já era segura no processo [eleitoral]. A biometria torna ainda mais segura, por que você vai identificar o eleitor pela impressão digital. O que garante uma eleição tranquila, segundo o desembargador Antônio Carlos Alves da Silva, presidente do TRE-PE. No entanto, eleitores estão tendo dificuldades no recadastramento biométrico em alguns municípios. É o caso de Vitória de Santo Antão, na Mata Sul do estado.

Em Vitória, a primeira eleição com o voto biométrico será realizada no ano que vem. Os 98 mil eleitores da cidade têm até 31 de março do ano que vem para fazer o recadastramento, no cartório eleitoral do município. Mas muita gente não consegue fazer o agendamento do cadastro no site, por falta de vagas. A população está preocupada, já que quem não fizer o recadastramento biométrico pode ter seu título de eleitor cancelado.

De acordo com o desembargador, o TRE-PE já programou a duplicação do número de pessoas na recepção do cartório em Vitória, para agilizar o recadastramento dos eleitores. Outro planejamento do tribunal é facilitar o recadastramento em áreas em que os eleitores têm dificuldades de deslocamento, como em alguns distritos do estado.

Da Redação d Blog do Edy Vieira/(Globo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *