Inocêncio Oliveira se despede da Câmara Federal

Depois de exercer dez mandatos consecutivos na Câmara Federal, o deputado Inocêncio Oliveira (PR) se despede da Casa Legislativa nesta quarta-feira (19). Em discurso proferido na sala de sessões, o republicano afirmou que “a Câmara nada me deve, eu é que sou devedor pela oportunidade de servir ao povo brasileiro” e lembrou sua trajetória política na Casa.

“Durante esse período de quatro décadas ocupei os cargos mais relevantes na Mesa Diretora desta Casa e do Poder Legislativo nacional. Coube-me a honra de ter sido presidente da Câmara, assumindo a Presidência da República no total de 64 dias e 11 vezes no governo de Itamar Franco, 1º vice-presidente duas vezes, 2º vice-presidente, corregedor-geral, 1º secretário duas vezes, 2º secretário, 3º secretário, presidente do Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica durante oito anos e presidente do CEDES”, relembrou.

Inocêncio também lembrou sua atuação como líder do partido governista por oito anos, comandando uma bancada de 105 representantes, da escolha como parlamentar mais influente entre os integrantes da Câmara e do Senado e as 21 indicações pelo Departamento Intersindical de Assuntos Parlamentares (DIAP) como dos mais influentes de todo o País.

No seu discurso, o parlamentar afirmou que vai concluir o mandato com o sentimento do dever cumprido e que vai se aposentar pela Previdência Social “como qualquer um trabalhador brasileiro”.

Além disso, o republicano disse se honrar de ter participado “do momento histórico como um dos integrantes da Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988”. “Mercê da confiança dos meus pares e da minha dedicação aos trabalhos constituintes, na condição de primeiro vice-líder do PFL, coube-me encaminhar a maior parte das votações, enquanto o então grande líder José Lourenço desenvolvia a parte política. Exerci também o cargo estratégico de membro da Comissão de Sistematização e membro da Comissão de Redação Final da Constituinte”, continuou.

Antes de terminar o discurso, o deputado federal ainda agradeceu à família, à esposa, aos filhos, neto e netas “pela compreensão e estímulo”. “Aos diretores, secretário-geral, funcionários da Casa, sobretudo que trabalharam e trabalham comigo também o meu cordial agradecimento”, declarou.

Inocêncio Oliveira se aposenta da Câmara dos Deputados e abre espaço político para o seu primo, o deputado federal eleito Sebastião Oliveira (PR). Recentemente, o parlamentar foi destituído da presidência do partido em Pernambuco por ter declarado voto ao senador mineiro Aécio Neves (PSDB) no segundo turno da eleição presidencial. A legenda apoiou a presidente Dilma Rousseff (PT). A decisão acabou gerando grande desconforto dentro da sigla entre os que defendiam a permanência de Inocêncio e o grupo que apoia o deputado Anderson Ferreira, que assumiu o seu lugar.

Da redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *