Ouricuri sediou 3º Encontro de Agricultores/as Experimentadores/as do Araripe, que acontece nos dias 19 e 20 de Outubro em Ouricuri.

Aconteceu nos dias 19 e 20 de outubro no auditório da ONG CAATINGA o 3º Encontro de Agricultores/as Experimentadores/as do Araripe.

Na oportunidade agricultores e agricultoras tiveram a oportunidade de demostrarem suas experiências positivas na produção da agricultura de produtos agroecológicos.

Nossa reportagem conversou com Geovane coordenador de politicas publicas do CAATINGA esse encontro vem mostrar as experiências dos agricultores experimentadores que produzem produtos sem o uso de agrotóxicos pensando no meio ambiente, zelando da terra e da saúde.

geovaneEntão essas famílias sentiram a necessidade de conversa de mostrar suas experiências com a sociedade que conta com a presença e o apoio de entidades como o CAATINGA, CHAPADA, INSTITUTO CHICO MENDES e um conjunto de movimentos sociais que compõem essa luta.

Este é um espaço para discutir processos produtivos e politicas públicas e projetos que estão em curso no nosso país o impacto que isso traz para agricultura familiar e discute também de como fortalecer a agricultura familiar e mais pessoas se agreguem na agricultura agroecológica se fortaleça e consequentemente colabore com o crescimento da nossa região e o bom dessa rede é que a gente parte das experiências concretas são experiências vividas por estas pessoas que respaldam pra fazermos o debate e continuar a luta.

A agricultura familiar no território do Araripe ela é fundamental no ponto de vista ambiental e social e inclusive foi reconhecida como a agricultura do futuro, por isso precisamos mais incentivos dos governos para que avancemos a cada dia nessa conquista da alimentação saudável e claro melhor condições para a produção disse.

Sobre a produção e comercialização desses produtos Geovane lembra que a maior dificuldade como sabemos é a escassez de chuva na região mais as famílias já tem esse cuidado com o uso da água e através de cisternas calçadão, canteiros econômicos, coberturas mortas, cultivo com gotejamento e permite que as pessoas produzam os alimentos com pouca água. É uma luta eminente, as famílias dizem que se tiver água produzem.

E sobrea venda nós temos em Ouricuri o Empóreo Caités e a feira agroecologia que comercializam esses produtos e a aceitação é muito grande.

Então temos é que aumentar a produção por que procura tem e as pessoas estão se despertando para a necessidade de uma alimentação saudável, concluiu ele.

Da Redação do Blog do Edy Vieira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *