Gêmeos com doença que ataca imunidade necessitam de ajuda para cirurgia

Desde quando nasceram, pais dos gêmeos Mateus e Cauã, de dois anos e cinco meses, descobriram que ambos possuem uma Doença Granulomatosa Crônica (DGC), que afeta o sistema imunológico. Sem qualquer tipo de defesa no organismo, desde o diagnóstico os dois são submetidos a medicamentos, e já têm cirurgia marcada para janeiro de 2015, em São Paulo. No entanto, a família que mora no bairro da Iputinga, na zona Oeste do Recife, sofre com os gastos no tratamento, e iniciaram uma campanha para arrecadação de doações.

De acordo com o pai dos meninos, Wanderland da Silva Santos, de 27 anos, tanto ele como sua esposa Josivalda Eunice da Silva, não podem trabalhar, e vivem somente em prol do cuidado com os meninos. “Estamos como uma data marcada para o dia 15 de janeiro, para viajar os quatro para o estado de São Paulo, onde eles receberão um transplante de medula. E o período mínimo que iremos passar lá é de seis meses e por isso resolvemos fazer essa campanha para que as pessoas possam nos ajudar a passar esse período por lá, enquanto dura o tratamento”. disse o pai.

Para ele, o problema ainda se agrava diante do custo de vida no estado da Região Sudeste. “O custo de vida lá já é alto, e com o gasto em remédios, triplica”, lamentou.

Dentre os dois meninos, um deles se encontra internado com tuberculose, o que foi motivo para o adiamento da cirurgia marcada para uma data anterior ao mês de janeiro. Um dos desejos da família é de que os meninos viajem em um avião hospitalar. “Estávamos tentando o tranlado aéreo, e a princípio, a viagem está marcada para os quatro, mas nós nos reunimos com os médicos, e nos disseram que somente após a alta médica é que poderemos saber da real situação. Então, não podemos trabalhar com nenhuma suspeita de tuberculose durante a viagem”, disse.

Segnudo ele, o Mateus vem sofrendo de hidrocefalia, que seria o acúmulo de água na cabeça, e por isso, foi colocada uma válvula em sua cabeça, para que a água pudesse ser drenada. Nesta terça-feira (9), uma nova invervenção será realizada para recolocar a peça que se deslocou.

Segundo o pai dos meninos, há quatro anos o casal perdeu um filho, que teve uma infecção generalizada causada por uma pneumonia. “Na época não teve diagnóstico, mas acreditamos que ele tinha o mesmo problema dos dois”, disse Wanderland. No caso dos gêmeos, a doença foi detectada após complicações já aos sete dias de nascidos. “Primeiro foi o Mateus, e depois o Cauã. E foram revezando e entre os nove e dez meses tivemos o diagnóstico da doença”, relatou.

CAMPANHA

Para que gêmeos possam receber a ajuda, os pais criaram  o grupo “Ajude Cauã e Mateus”, onde eles atualizam a situação dos meninos. Na página, possível entrar em contato com os familiares dos meninos, para saber como ajudar. Quem quiser colaborar, os pais criaram a conta na Caixa Econômica Federal, Agência: 1028, Operação: 013, conta corrente:00014905-2. Os telefones para contato são:  (81) 9170- 2437/8697-1184.

Da redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *